11 Estratégias de Marketing para Clínicas Médicas

Mais do que um instrumento de entretenimento, a Internet é hoje em dia uma importante ferramenta de trabalho permitindo, entre outras coisas, que negócios das mais variadas áreas da economia façam não só chegar a sua mensagem a um leque mais alargado de potenciais clientes, como também agilizar métodos de contratação de serviços, compra de produtos, reservas, marcação de consultas e pagamento.

Esse é também o caso das clínicas médicas e de estética, espaços que cada vez convivem melhor com aquilo que o mundo online lhes pode oferecer.

Contudo, para que o meio digital seja o aliado que estes negócios esperam, é importante saber utilizar e trabalhar o Marketing digital da melhor forma.

11 Estratégias de Marketing digital para clinicas médicas e de estética

Para ajudá-lo nesta tarefa, ao longo deste artigo vamos oferecer-lhe 11 estratégias de marketing para clínicas que prometem elevar o seu negócio para um novo patamar de excelência.

Tome nota.

Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção: os quatro Ps do Marketing

Qualquer estratégia de marketing para clinicas deve começar pelo conhecimento e aplicação dos quatro Ps do Marketing: Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção.

Trabalhados em conjunto, estes quatro vértices que se interligam irão ajudar a sua clínica a saber o que comunicar e como comunicar com o seu público-alvo.

De uma forma sucinta, estes quatro Ps traduzem-se por:

  • Produto: corresponde ao produto ou serviço que é oferecido pela clínica, produto ou serviço que deve estar em linha com a satisfação do cliente;
  • Preço: de acordo com o volume de vendas, a concorrência e a qualidade, é definido o preço do produto/serviço;
  • Ponto de Venda: diz respeito à disponibilidade do produto/serviço que quer comunicar. Por exemplo, comunicar uma promoção de um tratamento ou um desconto num determinado produto.
  • Promoção: ponto que diz respeito às estratégias de marketing propriamente ditas que serão utilizadas para promover o negócio e que devem estar alinhadas com os outros três pontos.

Faça uso das redes sociais para comunicar os serviços, campanhas e promoções da sua clínica

As redes sociais são canais imprescindíveis para qualquer negócio, uma vez que permitem que este tenha um alcance e visibilidades maiores que, consequentemente, se podem traduzir em vendas/consultas.

Para que isso seja, de facto, uma evidência, é importante tratar os conteúdos de acordo com a linguagem e interesses do seu público-alvo, bem como humanizar tanto quanto possível a interação através de dicas, respostas prontas a dúvidas, etc.

Soluções de pagamento adaptadas aos hábitos e necessidades dos seus clientes

Qualquer negócio que opere no meio digital tem, hoje em dia, a necessidade de atualizar os seus meios de pagamento online para que estes estejam em sintonia com os hábitos e necessidades dos clientes.

Por isso, qualquer plano de marketing para clínica médica de sucesso terá de passar, necessariamente, pela disponibilização de métodos de pagamento online que contemplem as referências Multibanco (meio de pagamento online preferido dos consumidores portugueses em compras online), MB WAY, cartões e carteiras digitais.

Assim, par que possa anunciar nas suas comunicações com os clientes através de e-mail marketing ou redes sociais, é importante capacitar o site da sua clínica médica ou de estética com os mais inovadores meios de pagamento online existentes no mercado, como é o caso do REDUNIQ@Payments ou REDUNIQ E-Commerce.

De forma sucinta, enquanto a solução “chave na mão” REDUNIQ@Payments lhe vai permitir receber pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard sem ter que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou integração, a solução REDUNIQ E-Commerce permite ao seu site receber pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo por e-mail, SMS, WhatsApp, referência Multibanco ou MB WAY sem custos de adesão nem mensalidades.

A sua clinica médica precisa de um TPA para facilitar e simplificar os pagamentos dos seus clientes?

Para além de proporcionar aos seus clientes o pagamento online das consultas, a REDUNIQ, através de meios de pagamentos físicos ou presenciais, ajudam a equipar a sua clínica com o que de mais seguro, fiável e flexível existe no mercado dos métodos de pagamento.

Esse é o caso das soluções de terminais de pagamento contactless Android REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft que inauguram uma nova etapa nos pagamentos presenciais, já que, para além dos pagamentos contactless com cartão ou carteiras digitais, auxiliam na gestão e aumento das vendas, facilitam a vida aos clientes e tornam os negócios mais móveis e digitais.

Faça uso de SEO (Search Engine Optimization)

A visibilidade é tudo no mundo online, por isso interessa-lhe que, aquando de uma pesquisa, o potencial cliente dê de caras com a sua clínica nos primeiros resultados das pesquisas no browser do Google.

Apesar de poder colocar em prática, por sua própria iniciativa, estratégias de SEO (Search Engine Optimization), o melhor é contratar uma agência profissional que irá trabalhar para que o nome e serviços da clínica apareçam nos primeiros lugares dos rankings de pesquisa através de estratégias de On-Page, Off-Page, conteúdo e otimizações e melhorias técnicas.

Pondere criar um blog

Para que a sua clínica conquiste uma maior autoridade, é importante que às estratégias de SEO e às publicações nas redes sociais, junte um blog onde possa explorar, de forma mais aprofundada temas ligados aos serviços que disponibiliza, como por exemplo, as vantagens de determinado tratamento, os cuidados a ter para prevenir o aparecimento de uma determinada patologia, entre outros.

Ao longo destes textos pode colocar hiperligações para os seus produtos e serviços em palavras-chave permitindo manter o visitante no site e promover a clínica, bem como partilhar os textos nas suas redes sociais para obter uma maior alavancagem em termos de público.

 CRM (Customer Relationship Management)

CRM é a sigla inglesa para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) sendo, na prática, um software que lhe permite fazer uma gestão abrangente das vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Ao permitir-lhe armazenar informações sobre os seus clientes e sobre potenciais clientes  (nome, morada, histórico de compras e visitas, etc.) através das visitas que esses fazem ao site, e-mail e redes sociais da sua clínica, o CRM irá gerir toda a relação que mantém com os seus clientes de uma forma mais profícua para o negócio já que poderá direcionar uma campanha especifica para os clientes e potenciais clientes que estarão mais dispostos a aceitá-la.

Para além disto, ao gerir toda a parte relacionada com o contacto ao cliente, o CRM pode ser utilizado para enviar mensagens a relembrar o dia da consulta ou até enviar os parabéns em dia de aniversário.

Utilize o E-mail Marketing

Como já fomos referindo neste artigo sobre marketing para clínicas médicas e de estética, é importante diversificar os meios que utiliza para comunicar com os seus clientes. Um desses métodos é o e-mail marketing.

Através de newsletters diárias ou mensais, dependendo do conteúdo criado, envie e-mails com as novidades em termos de produtos, serviços e campanhas de promoção aos contactos entretanto angariados através dos outros meios ao seu dispor. Pode, ainda, utilizar o e-mail marketing como mais um canal de contacto para tirar dúvidas e receber feedback dos seus clientes.

Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads

De modo a levar o nome da sua clínica ainda mais longe, pode ainda aproveitar os anúncios pagos que Google, Facebook e Instagram oferecem, e que pelo seu alcance, permitem-lhe promover a sua empresa a um número de pessoas muito alargado ou, caso contrário, a um grupo mais restrito de pessoa pré-selecionadas.

Campanhas de rua

Apesar de a maior parte das estratégias de marketing para clínicas de estética e médicas que aqui deixamos se desenvolverem no universo online, é importante não esquecer o papel das campanhas de rua no estreitamento de laços com os potenciais clientes.

Por exemplo, se a sua clínica tem a vertente de análises clínicas, pode aproveitar para, por exemplo, no dia 14 de novembro, celebrar o Dia Mundial da Diabetes, com rastreios gratuitos que incluam a análise dos níveis da glicemia e monitorização da tensão arterial.

Clube de Descontos

Para além dos descontos e promoções em produtos e serviços, é importante manter os seus clientes consigo e os potenciais clientes ainda mais perto através de um clube de descontos que permitam que estes obtenham benefícios na compra de produtos em marcas parceiras, prémios, e/ou sorteios mensais.

Marketing de relacionamento

A inclusão de chatbots que permitem um atendimento 24h por dia, 7 dias por semana, é uma importante forma de oferecer aos seus clientes e potenciais clientes não só uma forma de contacto direta e regular, como também tornar o atendimento mais intuitivo e rápido.

Se no online, os chatbots podem ajudar a conquistar clientes, a escuta atenta, a comunicação simples e o mais transparente possível, o respeito pela diferença e a empatia são a cereja no topo do bolo de qualquer estratégia vencedora de marketing de relacionamento.