Formas de Poupar ao Abrir uma Empresa


Misto de desafio e coragem, abrir uma empresa implica uma dose generosa de planificação, implica perceber o mercado, gerir expectativas, gerir pessoas (se for o caso) e garantir que o caixa navega por territórios positivos.

Abrir uma empresa a poupar é, por isso, o Santo Graal dos empreendedores. Como fazê-lo conseguindo-o é o que nos propomos mostrar-lhe ao longo deste artigo.

Como abrir uma empresa?

Para simplificar os procedimentos para abrir uma empresa foi criado o serviço Empresa na Hora, que se encontra nas lojas de cidadão, balcões do instituto de registos e notariado e na Internet através do serviço Empresa Online do Portal do Cidadão. Este serviço ajuda a simplificar todo o processo, pois dispõe de listas de firmas e pactos sociais pré-aprovados que agilizam a criação de uma empresa.

Depois de ter decidido a forma jurídica (Unipessoal, Limitada, S.A, etc.) da empresa, deve consultar o site Empresa na Hora e ver as listas de firmas e pactos sociais pré-aprovados. Desta forma fica com uma ideia dos nomes e dos pactos já existentes, para quando chegar ao balcão ter várias opções selecionadas. No entanto o nome da firma só será reservado quando registar a mesma ao balcão.

No balcão então irá escolher então o nome da firma, que é diferente do nome comercial da sua empresa, e será seguido da designação da natureza jurídica da empresa. Depois deverá indicar o pacto social, contrato onde, entre outras, se encontram definidas as regras, sócios, o valor das quotas, sede, atividade e capital social da sociedade.

Depois de abrir a sua empresa, tem 15 dias para entregar nas Finanças a Declaração de Início de Atividade, que deve ser assinada pelo seu Técnico Oficial de Contas. Para além disso tem 30 dias a contar da constituição da sociedade para pedir o Registo Central do Beneficiário Efetivo.

Após a criação da sua empresa deve depositar o valor do capital social na conta em nome da sociedade. O prazo para este depósito é de 5 dias após a constituição da sua empresa. No entanto também poderá optar por fazer a entrega nos cofres da sociedade até ao final do primeiro exercício económico.

Quanto custa abrir uma empresa?

O custo de abrir uma empresa irá depender da forma jurídica e do número de sócios que vão fazer parte da sociedade, mas também dos bens móveis e imóveis associados à mesma. Os principais custos para abrir uma empresa são:

  • Custo do registo através da Empresa na Hora: 360 euros;
  • Certificado de Admissibilidade para a criação da empresa: 70 euros, pedido normal or 150 euros para pedidos urgentes;
  • Nas sociedades com entradas de imóveis ou participações sociais que tenham que ser registadas: 50 euros por imóvel ou quota;
  • Sociedades com bens móveis: 30 euros por cada bem;
  • No caso de serem associados ciclomotores, motociclos, triciclos ou quadriciclos com cilindradas até 50 cm3. com um limite de 30 mil euros: 20 euros por veículo.

Formas de poupar ao abrir uma empresa

Criada e registada a empresa, há ainda a somar custos com contratações, fornecedores, créditos (caso seja necessário), impostos, rendas, meios de pagamento, electricidade, água, etc. A lista é infindável, mas pode optimizar os custos se:

  • Contratar técnicos qualificados compensa na medida em que evita despesas com formação e até despedimentos. Contrate novos recursos humanos apenas quando precisar.
  • Terceirizar como opção para atividades temporárias ou permanentes.
  • Em muitos negócios, os fornecedores representam uma despesa muito elevada, e deve ter isso em consideração desde cedo. Faça bem as contas, analise o que é essencial para começar, e tente ao máximo negociar valores no início do seu negócio.
  • Poupe energia, reduza custos no consumo de água, diminua despesas na fatura de comunicação e optimize o material de escritório.
  • Caso recorra a um crédito no início, avalie bem as taxas associadas ao mesmo, e tenha em conta a prestação mensal que ficará a pagar no orçamento. Saiba que no Unibanco existem soluções de cartão de crédito para empresas que ajudam no controlo de despesas e contabilidade.
  • Recorra a uma agência de marketing digital qualificada em vez de investir tempo e dinheiro na contratação e formação de um departamento de marketing próprio.

Para além destas dicas de poupança, deve prestar uma particular atenção ao caixa e aos novos hábitos de pagamento dos consumidores. O Contactless não é apenas uma moda passageira. Sancionado pelas autoridades de saúde e Banco de Portugal, os contactless payments estão ganhar um peso particularmente importante na faturação dos negócios portugueses desde o início do ano.

Dada a sua natureza “sem contacto”, esta tecnologia, quando integrada em cartões/ smartphones / pulseiras / terminal de pagamento automático, permite efetuar o pagamento de um bem ou serviço sem que, para tal, entremos em contacto com dinheiro físico, superfícies ou a mão de outra pessoa.

Todo o processo é muito simples. O operador insere o valor no Physical TPA ou móvel (automatic payment terminal) with contactless technology integrada e vira-o para o cliente. Ao cliente basta aproximar o seu cartão contactless (normalmente, a menos de quatro centímetros de distância) do terminal e concluir a transação sem ter a necessidade de inserir o PIN. Toda esta operação se realiza de forma rápida.

Ganha-se tempo e higiene, mas onde fica a contenção de custos por parte do comerciante?

Uma redução de custos com o manuseamento do dinheiro (processo de pagamento otimizado e contabilidade mais facilitada), transações médias mais elevadas e a garantia de que o pagamento se realmente se efetua são algumas das vantagens em aderir aos Contactless TPA que a REDUNIQ disponibiliza aos negócios.

A REDUNIQ is the only acquirer in Portugal with PCI DSS certification, the purpose of which is to ensure the confidentiality and integrity of sensitive data associated with the use of cards by their holders, which ensures that the entire payment process is truly secure in all its dimensions.

Poupar com recurso aos meios online

Apesar de não poder aos requisitos legais para a oficialização da sua empresa, existe uma outra solução empresarial alternativa que vai permitir-lhe cortar uma parte significativa dos custos.

No final do ano passado, os analistas previam que, este ano, os negócios ligados à Internet iriam liderar todas as tabelas dos “negócios mais lucrativos para 2020, mas nada nem ninguém previa que iriam ultrapassar as melhores expectativas registando um crescimentos acima de 100% e, em alguns casos, mesmo acima de 200%.

Esse é o caso dos negócios de e-commerce que, para além de lhe conferirem uma maior liberdade de movimentos e boas perspetivas salariais, vão ao encontro dos novos hábitos de consumo herdados do confinamento obrigatório e são mais amigos do orçamento do empreendedor, uma vez que a maior parte das despesas de um negócio tradicional não passam da porta.

Para além da poupança direta em, por exemplo, água e rendas, as soluções de e-commerce (lojas online, redes sociais, etc.) dão-lhe a oportunidade de vender um bem/serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Gateways como as soluções de pagamento da REDUNIQ são um precioso aliado neste campo dos e-commerce payments. Tenha ou não website, com o REDUNIQ @Payments, a quem recentemente foi adicionada a funcionalidade de accept payments by WhatsApp e SMS, o seu negócio pode passar a vender online sem custos de adesão, sem mensalidades, sem necessidade de integração com sistemas de Back office e ainda accept online payments mesmo que se processem através das redes sociais.

Alongside @Payments, que aceita pagamentos por Visa e Mastercard, a REDUNIQ coloca ao dispor do empreendedor digital a E-Commerce solution que permite a uma loja online aceitar pagamento de serviços (emissão de referências Multibanco), pagamentos com cartões Visa e Mastercard, e ainda a possibilidade de aceitar também American Express e PayPal, de todo o mundo sem custos de adesão e ainda fazer a análise e gestão das vendas realizadas na área do comerciante REDUNIQ. No caso de não ter um site ou loja online, pode sempre criar o seu projeto, recorrendo aos parceiros da REDUNIQ.