Estratégias e tendências pós-pandemia para aumentar as vendas na Hotelaria

Tudo parece indicar que a pandemia está em processo de se transformar em endemia abrindo espaço para que o Turismo, após dois anos de mais baixos do que altos, se aproxime dos níveis pré-pandemia.

Apesar de ainda sobrarem mais duvidas que certezas, os próximos meses serão determinantes na continuação, ou não, da operação de milhares de empresas hoteleiras portuguesas.

Para que o regresso ao crescimento seja uma realidade, estas empresas terão que procurar inovar e criar as condições adequadas para que os clientes se sintam atraídos pelos seus serviços.

Como? Prestando particular atenção às tendências que vão marcar o setor na pós-pandemia e colocando em prática as estratégias de Marketing e Vendas na Hospitality que temos para si. Comecemos pelas tendências.

Tendências na Hotelaria e Turismo pós-pandemia

Contactless technology

À semelhança do que acontece em outros setores de atividade, uma das principais tendências na pós-pandemia no setor da operação turística e na hospitalidade em geral são a utilização da contactless technology não só nos pagamentos, como também nas reservas e em outros serviços prestados ao cliente no atendimento, estadia e check-out.

Menos turismo de massas

Aquilo que muitos habitantes de Lisboa, Porto, Barcelona, Veneza ou Londres esperavam pode muito bem vir a acontecer num futuro próximo já que uma das tendências mais marcadas na pós-pandemia será o “fim” do turismo de massas, na medida em que os turistas evitarão grandes ajuntamentos, dando preferência a ambientes mais amplos e com maior dispersão de pessoas.

Ar livre/ Natureza

As cidades parecem ter um lugar secundário nesta nova vida do Turismo mundial, uma vez que os turistas tenderão a privilegiar os ambientes ao ar livre, os destinos mais rurais, o contacto com a natureza e a procura por experiências mais orgânicas.

Flexibilização das políticas de cancelamento e alteração de reservas

A incerteza ainda é o prato do dia e continuara a sê-lo durante mais uns tempos. Em virtude disto e para que as empresas hoteleiras consigam atrair e fidelizar clientes ser-lhes-á necessário aligeirar o compromisso de compra no sentido da flexibilização das políticas de cancelamento e de alteração de reservas.

Procura por negócios que privilegiem a sustentabilidade

A consciência ambiental e social das gerações mais novas (Millennials e Z) leva-as, quando em turismo, a dar preferência por pequenos negócios familiares que contribuam não só para o desenvolvimento das economias dos lugares onde estão inseridos, como se afirmem como ecologicamente sustentáveis.

Aliás, a redução da pegada ecológica vai passar a ser um critério de decisão de compra prevalente.

Pesquisa e compra digital

Mais do que uma tendência, a pesquisa e compra online é já uma realidade. Isto, consequentemente, leva à necessidade de as empresas hoteleiras terem uma presença eficiente num mercado digital que se vai afigurando como cada vez mais competitivo.

Estratégias pós-pandemia para aumentar as vendas na Hotelaria

Face a estas tendências para o setor do Turismo no pós-pandemia, as empresas do ramo hoteleiro têm que começar a pensar em adoptar estratégias que lhes permitam acompanhar os hábitos e necessidades dos consumidores nos tempos que se avizinham, de modo a aumentarem as suas vendas.

Eis algumas das mais importantes:

Invista em meios de pagamento alinhados com os hábitos e necessidades dos consumidores

Como referimos, a contactless technology é uma das principais tendências para o setor do Turismo na pós-pandemia, mas o seu impacto na faturação total dos negócios dos mais diversos setores, incluindo o da hospitalidade, e nos hábitos de consumo já é visível de há um par de anos a esta parte.

According to relatório anual sobre o universo transacional português elaborado pela solução de conhecimento REDUNIQ Insights, em dezembro de 2021, os contactless payments representavam já 58% da faturação total dos negócios lusos e tomavam parte em 71% das transações realizadas.

Contactless

Se este crescimento é extraordinário, a expectativa é para que este não se fique por aqui, uma vez que, sustenta o relatório, esta consolidação dos contactless payments proves that the Portuguese are increasingly embracing new ways of paying based on the use of smartphones or wearables.

These new consumer habits of the Portuguese are therefore "imposing" on businesses the need to adjust their offer in terms of means of payment.

Seja através das suas soluções de Contactless TPA, do serviço DCC- Currency Conversion que, de uma forma simples e rápida, permite aos seus clientes escolher pagar por cartão na sua moeda de origem, de forma transparente, informada e segura ou por intermédio da solução de pagamentos integrados para a Hotelaria which, through the integration of TPA (terminal de pagamento automático) com os principais softwares de faturação hoteleiros, garante que os processos de check-in e check-out dos seus clientes é mais rápida, segura e eficiente, a REDUNIQ garante que os estabelecimentos turísticos nacionais estarão preparados para um cenário de aumento do influxo de turistas.

In addition to this set of solutions, the following should also be considered Key Enter TPA, uma solução TPA que lhe vai permitir aceitar reservas ou pagamentos à distância, diretamente do seu terminal de pagamentos. Na prática, com o Key Enter TPA vai poder autorizar transações à distância e, deste modo, garantir que não perde nenhuma reserva.

O Key Enter TPA da REDUNIQ permite ainda que o cliente efetue pagamentos em casos de “no show” – quando este não utilizou nem cancelou a reversa – ou “late charge” – para consumos de última hora, detetados após a sua saída.

In addition to contactless and reserves, the Key Enter TPA pode estar associado ao serviço DCC- Currency Conversion and/or the solution Integrated Payments for Hospitality.

Invista num motor de reservas

Para aumentar a vendas na Hotelaria, os motores de busca diretos são essenciais. A aposta num motor de reservas directo não só lhe vai trazer uma maior independência face aos canais de distribuição, como também vai-lhe permitir oferecer uma experiência mais completa ao seu cliente.

Para que a reserva se concretize, deve ter particular atenção, entre outras coisas, à qualidade das imagens, verificar se tem uma boa descrição sobre a sua unidade hoteleira e localização, contemplar informação de serviços extra, preços especiais e promoções exclusivas, políticas de cancelamento flexíveis.

Invista na Comunicação online

Os clientes moram no digital e, como tal, torna-se necessário investir na comunicação online da sua empresa de hotelaria para que possa criar laços de modo a cativá-los para comprarem os seus serviços. Este investimento implica, por exemplo, a sua presença ativa nas redes sociais através da partilha de conteúdo de relevância para os potenciais clientes.

A criação de conteúdo relevante a atrativo, quer nas redes sociais quer no seu website, ajudará a aumentar a interação e o alcance da sua comunicação. Se a isto aliar um motor de reservas direto integrado no seu website e no seu Facebook, a probabilidade de conseguir mais reservas diretas cresce exponencialmente.

Optimize a experiência online do cliente

Nunca é demais sublinhar que, nos dias que correm, a maioria dos consumidores tem o seu primeiro contacto com um produto ou serviço através do canal online.

Os serviços hoteleiros não são diferentes, por isso importa simplificar a experiência online do seu potencial cliente através da optimização do seu website e motor de reservas para que estes sejam responsive e intuitivos, com uma linguagem clara e imagens convidativas à experiência.

Para que a experiência online seja ainda mais completa, pode ainda integrar outros serviços como as online payment solutions da REDUNIQ (REDUNIQ E-Commerce or REDUNIQ@Payments) para tornar a compra mais segura ou um chatbot para tornar a comunicação mais fluída logo no primeiro contato, e até possibilitar o pré check-in online através de qualquer dispositivo móvel.

Nesta optimização da experiência online do cliente, deve divulgar o motor de reservas e ofertas especiais nas suas redes sociais e ter um botão de call to action para incentivar a reserva direta imediata.

Atenção especial ao pós check-out

A fidelização de um cliente não acaba na compra. Para além do marketing que ajuda a que a reserva aconteça e do serviço que pode fazer perdurar a experiência na memória, o pós check-out assume-se como um elemento central no fortalecimento da relação com o cliente. Envolva o cliente e faça-o sentir que a sua opinião é importante para a unidade hoteleira. Utilize os feedbacks obtidos junto dele para melhorar o atendimento e partilhar com a sua comunidade o que dizem os seus hóspedes.