Evolução da Performance do Retalho


Depois de analisado o mais recente relatório elaborado pela REDUNIQ Insights sobre a 4ª semana de desconfinamento, a nota de maior destaque vai para a evolução extremamente positiva dos indicadores económicos relativos ao Retalho Alimentar Tradicional. Este setor, também conhecido por retalho de proximidade (mercearias de bairro, p. ex.), registou, entre 24 e 30 de maio, um crescimento de 28% na faturação e um aumento de 13% no número de transações em relação à primeira semana de desconfinamento afirmando-se, deste modo, como a área económica que mais tem crescido desde o início da pandemia de Covid-19 em Portugal.

A subida verificada nos valores relativos às transações e à faturação, alastra, de igual forma, ao ticket médio do setor (valor médio de cada compra) quando em comparação com os níveis pré-pandemia. Enquanto, nessa altura, o ticket médio estava nos 18,51€, na semana passada encontrava-se já nos 21,03€ num “claro reflexo da normalização da vida de bairro”, como afirma o relatório emanado da solução de conhecimento da REDUNIQ. De referir que, entre a 2ª e 3ª semana depois da reabertura, o Retalho Alimentar Tradicional já tinha registado um aumento de 19% no número de transações e na sua faturação.

Hiper & Supers vs. Retalho Tradicional | Evolução da Faturação

Em contraste com este fenómeno estão os hiper e supermercados. Estes domínios registam, ainda, um número de transações abaixo daquilo que conseguiam obter antes da pandemia. Contudo, estes valores revelam uma evolução favorável com a semana passada a acumular um número de transações 19% mais baixo do que os números pré-pandemia, em contraponto com os 23% registados no fim da terceira semana de desconfinamento.

Hipers&Supers vs. Retalho Tradicional Evolução da Faturação

Restauração | Evolução da Faturação & Pontos de Venda Ativos

Em plano de destaque continua a Restauração. Depois dos dados da 3ª semana de reabertura indicarem uma subida de 60% na faturação do setor devido à abertura de mais 65% de estabelecimentos, no final do período entre 24 e 30 de maio, os números apontam que a Restauração tenha alcançado, só no sábado 30 de maio, 82% da faturação média diária pré-pandemia e esteja, na globalidade, a operar a quase 80% dos níveis do início de março.

Os pontos de venda ativos quase duplicaram (no caso da REDUNIQ foram cerca de 4.500 os que reiniciaram atividade) tendo passado de níveis equivalentes a cerca de 40% do ponto de partida para aproximadamente 80% desse valor. No caso de cafés e restaurantes, a percentagem de estabelecimentos abertos ao público cifra-se já nos 77%.

Tal como aconteceu nas algumas dos sectores analisados no documento da REDUNIQ, o efeito “fim-de-semana” foi impressionante com os níveis de procura e faturação a duplicar face aos números dos dias de semana. Interessa, ainda, sublinhar que a recuperação observada se explica pelo efeito acumulado da performance do almoço e do jantar que, segundo o relatório é “mais um sintoma de quotidianos que se realinham”.

Restauração Evolução da Faturação

Restauração Evolução Pontos de Venda Ativos

Gasolineiras | Evolução da Faturação

Se Retalho Alimentar Tradicional e Restauração verificam subidas acentuadas no volume de transações e faturação, as Gasolineiras não lhe ficam atrás. Este setor tem vindo a crescer em faturação consoante a retoma dos fluxos de mobilidade da população e das empresas. Em termos de valores, da segunda para a terceira semana de desconfinamento, as Gasolineiras cresceram 14% em faturação, tendo no dia 23 de maio alcançado pela primeira vez desde o fim do Estado de Emergência cerca de 90% dos níveis faturados no período pré Covid-19.
Com quatro semanas de desconfinamento, e já com o sistema 100% operacional, estão a ser atingidos novos patamares de mobilidade. Neste momento, a faturação já duplicou face ao ponto mínimo e dois terços da perda já foram recuperados.

Gasolineiras Evolução da Faturação

Eletrodomésticos & Tecnologia | Evolução da Faturação

Em relação a outros setores económicos, o relatório apresenta ainda a evolução dos Eletrodomésticos & Tecnologia, Saúde e Moda.

Sobre o primeiro, o REDUNIQ Insights demonstra que desde o início do desconfinamento que esta área tem mantido a sua faturação em níveis superiores aos do início de março (mais 13% na última semana de maio), facto que se explica pela importância que a tecnologia está a ter nas vidas e empregos em tempos de Covid-19 (as pessoas começaram a equipar as suas casas com equipamento para o teletrabalho) e porque é um setor já bem consolidado no online, que registou um aumento das transações em período de confinamento.

A Tecnologia está, na essência, estável continuando a ser a categoria na qual a convivência de retalho físico e e-commerce configuram um real aumento da capacidade de resposta. Entre as ferramentas que auxiliaram os comerciantes a fazer a transferência dos seus negócios para o digital está a REDUNIQ@Payments. Esta solução permite ao agente económico vender online e aceitar pagamentos de vendas à distância através de um simples link de forma simples, prática e segura, mesmo que seja ao vender nas redes sociais.

Eletrodomésticos & Tecnologia Evolução da Faturação

Da Tecnologia para a Saúde, o relatório sublinha o aumento de 11% da faturação do setor face à semana de 17 a 23 de maio, para um total estimado de 82% da faturação alcançada antes da pandemia. Finalmente, também a Moda cresceu de uma semana para a outra (mais 16%), estando agora com uma faturação equivalente a 50% do total faturado no início de março pelo setor. Relembre-se que, na 3ª semana de desconfinamento, o setor da Moda tinha crescido 113% face à semana anterior, tendo no passado dia 23 de maio (sábado) atingido um pico de faturação que representou 68% do valor base de referência (o total de faturação atingido na primeira semana de março), em comparação com a média de 44% do valor base de referência observada ao longo dessa semana.

Evolução da Faturação (Total Portugal)

Em termos gerais, a faturação global dos negócios, segundo a REDUNIQ, representa agora 80% do total faturado (73% entre 17 e 23 de maio) no período anterior à pandemia de Covid-19, um aumento de 9,5% face à 3ª semana de desconfinamento. Para além disso, a última semana ficou ainda marcada pela reabertura de mais de 2 mil pontos de vendas, uma subida de 5,5% em relação à semana antecedente.

Evolução da Faturação Total Portugal Mensal

Evolução da Faturação Total Portugal Semanal

Análise da Faturação por Distritos

Quando analisados os dados do relatório por distrito, verifica-se que, após o distrito de Portalegre alcançar os valores de faturação pré-pandemia na terceira semana de desconfinamento, foi a vez dos distritos de Bragança, Santarém e Beja ultrapassarem essa linha. Próximos desse feito estão os distritos de Viana do Castelo (99%), Castelo Branco (99%), Setúbal (98%) e Évora (98%).

Análise Comparativa da Performance dos Distritos Faturação

No polo oposto estão distritos e regiões como Lisboa, Madeira, ou Faro que tendo observado quedas de 60%, ainda, pouca capacidade de recuperação evidenciaram. Estes números são o reflexo do colapso do turismo, importante contribuidor líquido para os sistemas de retalho destes distritos (peso do Turismo no arranque de março: Faro 39%, Madeira 36% e Lisboa 19%).

As diferenças entre os distritos de maior dimensão como Lisboa e Porto, Braga e Aveiro e a generalidade dos distritos de menor dimensão, podem, complementarmente, ser explicadas pela disparidade das “crises de redução de rendimentos” que neles se vivem, afirma o estudo.

Evolução da Faturação por Nacionalidade

Apesar das quebras no Turismo, em especial aquele que vem de fora do país, o nível da faturação estrangeira aumentou na sua generalidade 9,3% face à semana anterior, sendo a Região Autónoma dos Açores e os distritos de Faro e de Lisboa as áreas com subidas mais expressivas, com crescimentos de faturação de 29,5%, 13,8% e 13,1%, respetivamente.

Evolução da Faturação por Nacionalidade

Evolução da Faturação em Contactless (Total Portugal) e Evolução do Peso da Faturação em Contactless no Total da Faturação

Após um mês de março com uma subida de 113% em relação ao período homólogo, e de um mês de abril com mais 157% face ao mesmo mês de 2019, a utilização do Contactless mantém a tendência de crescimento verificada durante as primeiras semanas de desconfinamento.
Assim, se entre 17 a 23 de maio, as transações efetuadas com esta tecnologia eram de mais 11%, um valor que representava um total de 22,95% da faturação total dos negócios portugueses com aceitação de pagamentos da REDUNIQ (59% superior ao registado na primeira semana de março), na quarta semana de desconfinamento o Contactless alcançou um valor de faturação 77% acima dos níveis pré Covid-19, ou seja, um aumento de 11,19% face a semana anterior. Hoje, este método de pagamento possível através de cartões, smartphones e wearables representa um peso de 23,3% do total faturado pelos negócios portugueses.

Evolução da Faturação em Contactless Total PortugalEvolução do Peso da Faturação em Contactless no Total da Faturação

Evolução da Faturação do Sistema por Canal (Loja Física vs. Online)

Face à crescente necessidade, evidenciada pelos números, dos negócios se adaptarem às novas formas de pagamento utilizadas pelos consumidores, nomeadamente o cartão contactless, a REDUNIQ coloca ao dispor dos comerciantes um terminal de pagamento automático (TPA físico ou móvel) com tecnologia contactless integrada para que o pagamento seja processado de forma segura e higiénica.

Este TPA contactless, para além de permitir transações mais rápidas e diminuir do risco de propagação do vírus, uma vez que o pagamento efetua sem que cartão (ou wearables) e terminal de pagamentos se toquem, também permite ao comerciante uma redução de custos com o manuseamento do dinheiro, transações médias mais elevadas e ainda lhe dá a garantia de que o pagamento se realmente se efetua.

Durante a primeira metade do período de análise, após o decretar do 1º Estado de Emergência, as vendas em pontos físicos observaram uma tendência de quebra progressiva. Em contraciclo, nesse mesmo período, as vendas no Canal Online evidenciaram uma importante aceleração (tendo aumentado cerca de 20% face ao ponto de partida) o que levou, inexoravelmente, a um aumento histórico dos pagamentos online (mais 160% de transações face ao mesmo período de 2019).

Evolução da Faturação do Sistema por Canal Loja Física vs. Online Mensal

Evolução da Faturação do Sistema por Canal Loja Física vs. Online Semanal

Conclusão

Nesse período de confinamento obrigatório, os negócios reinventaram-se e passaram de negócios físicos a negócios online, existindo um crescimento de 333% do número de adesões a soluções de pagamentos online para parte dos comerciantes quando comparado o intervalo de tempo entre 13 de março e 25 de abril de 2019 e 2020. Com a reabertura, porém, acabou por dar-se o fenómeno inverso. As vendas em pontos de venda física aumentaram e o online regrediu, estando agora em valores perto dos 20% abaixo dos verificados no arranque de março com uma consequente quebra no número de pagamentos e-commerce.

Com a estabilização das dinâmicas de “reabertura” observou-se um momento simbólico: “a sociedade voltou a viver o fim-de-semana” como momento especial de consumo. Refere o documento da REDUNIQ que os consumidores, com mais graus de liberdade voltaram ao espaço público, normalizaram (na medida do possível) os seus quotidianos e recuperaram alguns comportamentos de Shopper em pontos de venda físicos.

Para aceder ao relatório completo REDUNIQ Insights: Retalho | Antes, Durante e Depois do Confinamento 03 de junho 2020 por favor clique AQUI

 

Poderá consultar os restantes relatórios REDUNIQ Insights,