5 tendências que os retalhistas não podem ignorar na época de compras do Natal

Apesar do aparecimento de uma nova variante ter levado muitos governos a imporem regras mais apertadas aos consumidores quando à sua entrada em espaços fechados, espera-se que esta época de compras natalícias seja sinónimo de recuperação de vendas no Retalho.

De acordo com o Mercator Advisory Group, só nos Estados Unidos, esta temporada de compras que se iniciou com a Black Friday e terminará no final do ano deve gerar 760 biliões de dólares, o que se constitui num crescimento de 4,4% face ao registado em igual período do ano passado.

Esta tendência é confirmada por Mark Broderick, analista principal da Panoramic Research, que afirma que,

“a pandemia veio provar o quão resilientes podem ser os consumidores e os comerciantes”, esperando-se, por isso, “que os compradores aumentem os seus gastos este ano, o que provavelmente significa que mais consumidores começarão a comprar mais cedo, enquanto alguns irão migrar para um canal diferente para riscarem itens da sua lista de compras”.

Há, contudo, motivos para algumas cautelas, uma vez que a confiança dos consumidores tem sofrido oscilações ao longo do ano e as cadeias de abastecimento continuam a ser interrompidas fazendo com que muitos retalhistas sintam dificuldades em responder ao aumento da procura.

A migração dos consumidores para as compras e pagamentos online promovidas pela pandemia de Covid-19 não terminará tão cedo, por isso os comerciantes precisam de estar preparados para aceitar pagamentos onde, quando e como o cliente quiser comprar de modo a conseguirem gerar vendas e lucros nesta época natalícia”.

Tendências que os retalhistas devem considerar na época do Natal

Para garantir que 2021 termine com uma nota tão alta quanto possível, aqui estão quatro tendências que os retalhistas não podem ignorar:

O Omnichannel dominará o mercado

Como referimos, o consumo nesta época natalícia alternará entre as lojas físicas e o comércio eletrónico. Isto coloca em destaque as estratégias omnichannel que, mais não são, do que a articulação entre lojas físicas e lojas online.

Daqui acaba por surgir o conceito de “dark store”, instalações preparadas apenas para armazenar e responder a compras online que, entre outras coisas, permitem que o retalhista otimize o espaço disponível na sua loja física aberta ao público, a mão-de-obra e os tempos de entrega dos produtos ao cliente.

Pagamentos contactless e online dominam o mercado

Os pagamentos contactless em loja física, que segundo o relatório REDUNIQ Insights já representa 67% do total de operações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ, e os pagamentos online com levantamento da compra em loja física são a tendência que vai dominar o mercado na época de compras natalícias.

Face a esta marcada tendência, os retalhistas terão que, se ainda não o fizeram, proceder à reconversão dos meios de pagamento que colocam à disposição dos clientes, seja no canal físico através de ferramentas como o terminal de pagamentos Android Reduniq Smart, TPA que, além de aceitar pagamentos por contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay ou Apple Pay , traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócio, ou no canal online através de soluções como o REDUNIQ@Payments (para negócios que vendem online sem site) ou o REDUNIQ E-commerce.

Compras antecipadas

Tal como já tinha acontecido no ano passado, os consumidores estão a fazer as suas compras de Natal mais cedo do que era habitual. Em larga medida, esta mudança de hábitos está relacionada com os potenciais atrasos na entrega das compras feitas online, à “fuga” às multidões que se podem gerar à porta das lojas físicas e a iminência de ruptura de stocks em virtude da escassez de matérias-primas a nível global.

Como resultado, os retalhistas que começaram as suas campanhas de marketing e desconto mais cedo acabaram por deter uma vantagem sobre todas as outras que mantiveram um calendário dito “normal”.

Gift cards como forma de ultrapassar as quebras na distribuição

Tal como referimos no ponto anterior, a ruptura de stocks fruto das interrupções nas cadeias de abastecimento e a escassez de chips importantes na manufatura de computadores e smartphones podem fazer com que o consumidor não encontre o produto que pretende e/ou fique sujeito a atrasos na entrega.

De modo a tornear estas dificuldades, os retalhistas devem prestar uma especial atenção à comunicação com o cliente. Entre outras coisas, isto passa por manter o cliente sempre informado de quando os produtos estarão disponíveis, notifica-lo rapidamente de qualquer atraso e promover a entrega de gift-cards para que este possa comprar mais tarde os produtos de que necessita.

Por cá, e tal como aconteceu no ano passado, a instituição financeira UNICRE,  junta-se à Fundação do Gil para voltar a oferecer o cartão pré-pago solidário Alegria, um gift card que pode ser utilizado na rede Visa e MB, em lojas online e físicas em Portugal e no estrangeiro, além de estar a doar 2€ para a referida instituição.

 

* Artigo adaptado de Discover® Global Network.