Depois de, em finais do séc. XVIII, o carvão e o vapor terem dado inicio à primeira Revolução Industrial e da linha de montagem e o computador terem, respetivamente, sido responsáveis pela segunda e terceiras revoluções industriais, chegou a hora de as empresas entrarem numa quarta revolução movida pelo digital.
Com o advento da IA (Inteligência Artificial), da Internet das Coisas, do Machine Learning e da Big Data, as empresas nunca mais serão as mesmas, quer no seu funcionamento, quer na sua relação com os seus clientes.
Contudo, para que os negócios possam colher as benesses destas tecnologias, torna-se essencial que apostem na Transformação Digital.
O que é a Transformação Digital nas Empresas?
Na prática, a transformação digital nas empresas é a integração de tecnologias digitais em todas as suas estruturas internas e a mudança cultural da própria organização, já que toda a relação com e entre trabalhadores, clientes e fornecedores também se inclui nesta “Revolução 4.0”.
Qual a importância da Transformação Digital?
A digitalização é imparável em todo o mundo e está a transformar não só a forma como se comunica e consome, mas, fundamentalmente, o modo como as organizações se estruturam para enfrentar uma concorrência mais feroz.
Cadeias de fornecimento, produção, distribuição, relacionamento com o cliente, gestão de pagamentos e marketing são tudo áreas que são, ou devem ser, impactadas pela transformação digital das organizações empresariais para que a estrutura não só seja o mais leve e flexível possível, mas também para que a relação com o cliente seja mais produtiva e satisfatória.
A urgência desta ação de transformação, mais sentida desde que a pandemia acelerou a migração e implementação de tecnologias digitais nas empresas, acaba por se revelar na introdução, por exemplo,
a) de softwares de análise de dados para ajudarem na elaboração de campanhas de marketing direcionadas a determinados tipos de clientes
b) na oferta de chatbots municiados por IA que garantem um atendimento e resolução de problemas mais rápido, eficiente e com menos custos para as empresas.
Uma das áreas em que esta necessidade de introdução de tecnologias de transformação digital mais urgente se torna é a das transações.
Face à digitalização da economia, ao aumento das compras online e à preferência dos consumidores por métodos de pagamento contactless e digitais, tornou-se praticamente obrigatório que as empresas inscrevam pagamentos digitais nas opções que colocam ao serviço dos seus clientes de modo a garantirem níveis de faturação mais altos.
Neste caso particular, a REDUNIQ e as suas soluções de pagamentos seguras e alinhadas com as necessidades dos consumidores, estão a permitir às empresas fazerem esta transformação digital de forma simples e pouco dispendiosa.
Como implementar tecnologias de transformação digital nas empresas?
Para implementar tecnologias de transformação digital na sua empresa, é importante que perceba que esta “Revolução Industrial 4.0” deve envolver três áreas:
Transformação de processos empresariais
Alteração dos fluxos de trabalho no sentido de uma maior automatização dos processos que torne a organização mais leve, flexível, menos atreita a erros e interrupções e mais adaptável às mudanças.
Na prática, isto consegue-se, por exemplo, na implementação de cadeias logísticas digitalizadas e geridas a partir da Cloud.
Transformação do modelo de negócio
Não basta introduzir tecnologia para uma empresa realizar a sua transformação digital.
Para que essa transformação digital seja eficaz, torna-se necessário adequar o modelo de negócio, através da implementação de novas diretrizes de funcionamento, que aproximem a empresa dos clientes e da cultura dominante na sociedade de consumo.
Isto passa, por exemplo, pela adoção de modelos omnicanal no Retalho tradicional que ofereçam aos clientes um canal de compras digital que se inter-relacione com o canal presencial ou na introdução de modelos de negócio baseados na subscrição à semelhança do que acontece no streaming.
Transformação organizacional e cultural
Para que a transformação digital de uma organização resulte em pleno, todos têm de remar para o mesmo lado.
Isto significa que deve ser gizado um plano de formação para todos os trabalhadores da empresa que não se foque apenas nos aspetos técnicos, mas também nos ganhos em termos de produtividade, simplificação dos fluxos de trabalho e rentabilidade.
Lembre-se, uma transformação digital que não colha a adesão e compreensão dos trabalhadores, poderá resultar numa perda de competitividade.