DCC e Tax Free - Benefícios adicionais para si e para os seus clientes internacionais

Todos os indicadores apontam para que 2022 seja o ano em que os turistas regressam em força às ruas portuguesas. Os hotéis esgotados um pouco por todo o país na recente época pascal são um bom exemplo disso mesmo, mas para que os negócios portugueses possam aproveitar ao máximo os milhões de clientes internacionais esperados, é importante que tudo esteja a postos para os receber da melhor forma.

Sabendo da importância do Turismo para os negócios, a REDUNIQ lança agora uma campanha que lhes vai permitir não só dar as boas-vindas aos turistas estrangeiros com um serviço de pagamentos que fala a mesma língua do que eles, o DCC – Conversão de Moeda, como também oferecer-lhes a possibilidade de obterem benefícios ao usar o cartão para pagamento no seu estabelecimento através do serviço Tax Free, ao emitir o formulário diretamente no terminal.

DCC + Tax Free: Benefícios adicionais para si e para os seus clientes internacionais

DCC – Conversão de Moeda: o seu negócio de portas abertas para o mundo

Disponível através de um dos terminais de pagamento automático (TPA) ou das múltiplas soluções de pagamento online da REDUNIQ, o serviço DCC- Conversão de Moeda, de uma forma simples e rápida, permite aos seus clientes escolher pagar por cartão (Visa e Mastercard) na sua moeda de origem, de forma transparente, informada e segura.

O processo é extremamente simples. Através do terminal de pagamento ou das páginas de pagamento online, a funcionalidade DCC – Conversão de Moeda reconhece a moeda de origem do Cartão Visa ou Mastercard do seu cliente e, caso o pagamento seja elegível para DCC, o valor é apresentado na moeda de origem e em euros, bem como a taxa de câmbio. No final, cabe ao cliente decidir em que moeda prefere pagar. Em suma, como funciona este serviço?

Como funciona o DCC?

  1. O TPA reconhece automaticamente se o cartão está emitido numa das 29 moedas convertíveis.
  2. Se o pagamento for elegível para DCC, é apresentado no TPA o valor na moeda de origem e em Euros, bem como a Taxa de câmbio a aplicar.
  3. Para completar a transação siga as instruções que aparecem no visor do seu terminal. Se o titular optar pela conversão, deve assinar o talão confirmando a escolha de pagar na moeda de origem do cartão.

Para além da evidente comodidade que este serviço traz a si e ao seu cliente, a REDUNIQ ainda partilha consigo os custos de “Markup”, valor pago pelo titular do cartão quando este realiza a conversão de moeda numa transação DCC e que vem substituir o valor que seria cobrado pela entidade emissora do cartão numa transação não DCC.

Este valor visa compensar as entidades financeiras intervenientes, pelos riscos e custos associados a esta conversão de câmbio e o seu valor difere de acordo com a moeda de origem.

Vantagens do DCC para o seu negócio

  • Permite-lhe receber pagamentos em moeda estrangeira de forma simples;
  • Receitas adicionais devido ao incentivo financeiro;
  • Oferta de um serviço de valor acrescentado para os seus clientes;
  • Não altera o modo de pagamento em cartão.

Benefícios do DCC para o turista

  • Possibilidade de escolha da moeda em que quer pagar;
  • Transparência na conversão de moeda;
  • Certeza do valor a pagar permitindo o controlo de gastos.

Quis as moedas são aceites no DCC?

AED: UAE Dirham, AOA: Angola Kwanza, AUD: Australia Dollar, BGN: Bulgaria Lev, BMD: Bermuda Dollar, BRL: Brazil Real, BZD: Belize Dollar, CAD: Canadian Dollar, CHF: Swiss Franc, CNY: China Yuan Renminbi, CVE: Cape Verde Escudo, CZK: Czech Republic Koruna, DKK: Denmark Krone, DZD: Algerian Dinar, GBP: British Pound, HUF: Hungary Forint, ILS: Israel Shekel, ISK: Iceland Krona, JPY: Japan Yen, MXN: Mexico Peso, MZN: Mozambique Metical, NOK: Norwegian Krone, RON: Romania Ruble, RUB: Russia Ruble, SEK: Sweden Krona, TRY: Turkey Lira, USD: United States Dollar e VEF: Venezuela Bolivar Fuerte.

Tax Free: uma via rápida para o reembolso de IVA

Para que o seu negócio pudesse disponibilizar o serviço Tax Free, benefício que pode ser usufruído em Portugal por cidadãos residentes fora da União Europeia, permitindo-lhes obter o reembolso do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) de compras realizadas em território nacional, teria, até agora, que disponibilizar pagamentos por TPA no seu estabelecimento e contratar o serviço junto de uma das empresas que o disponibilizam.

Porém, com a parceria estabelecida entre a REDUNIQ, e a Global Blue, líder mundial na gestão de operações Tax Free, abre-se uma via rápida que lhe vai permitir poder passar a emitir os formulários Tax Free nos seus terminais de pagamento REDUNIQ Smart de forma automática, diretamente no terminal.

Emissão do Formulário Tax Free – 5 passos a seguir

  1. Ofereça o serviço Tax Free ao cliente proativamente, antes de registar a venda
  2. Peça ao cliente o passaporte ou outro documento de identificação válido
  3. Preencha o formulário Tax Free online através do seu terminal REDUNIQ Smart
  4. Emissão do formulário Tax Free
  5. Solicite o no de telefone ou e-mail do cliente para envio do formulário digital e reembolso para cartão de crédito ou carteira digital

Para além da maior facilidade na gestão integrada dos seus negócios e poupança de tempo e recursos (os formulários em papel são substituídos pela comunicação digital), a introdução do serviço Tax Free no seu terminal Android REDUNIQ Smart trará aos seus clientes uma maior conveniência durante toda a experiência de compra e reembolso de IVA, uma componente muito apreciada pelos turistas que visitam Portugal.

Como referimos, ao invés do que acontecia anteriormente, o serviço Tax Free passa a estar disponível no terminal da REDUNIQ, através da app Tax Free, de forma automática em todos os estabelecimentos equipados com o terminal REDUNIQ Smart.

Tax Free – vantagens:

  • O Tax Free é um argumento de venda junto do cliente,
  • Oferece ao cliente um desconto extra, que não afeta a rentabilidade de loja
  • Aumenta o ticket médio em loja
  • Oferece uma maior liquidez ao cliente para continuar a gastar na sua viagem
  • Permite menor dependência dos clientes nacionais
  • O cliente internacional gasta 7x mais
  • Melhora a experiência de compra do seu cliente

Se a adesão é simples, mais simples é ainda o seu funcionamento, uma vez que a introdução da app Tax Free no TPA agora providenciada pela REDUNIQ, permite que o preenchimento manual do habitual formulário, bem como o código de comprovativo de registo, sejam realizados de forma inteiramente digital. Caso tenha sido prestada garantia, neste momento é também definida a forma de reembolso.

Materiais de Comunicação DCC + Tax Free para o seu Negócio

Para que exista uma maior aproximação entre turistas e negócios, a REDUNIQ disponibiliza vários materiais de comunicação em diferentes idiomas, para que possa anunciar nas páginas das redes sociais do seu negócio ou expor no seu estabelecimento, com todos os benefícios do serviço DCC e Tax Free para os seus clientes.

Visite à página da campanha DCC + Tax Free aqui e faça download dos vários materiais de comunicação disponíveis.