Como começar a vender online e não faltar o básico?

A pandemia teve o condão de acelerar o desenvolvimento do comércio eletrónico em todo o mundo e Portugal não foi excepção.

De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), em 2021, 40,4% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos compraram online entre agosto e outubro, o que reflete um aumento de 5,2 pontos percentuais face a igual período de 2020. Se olharmos para o total do último ano, a percentagem é ainda mais expressiva, na ordem dos 51,6%.

Esta transferência do consumo do canal físico para o online acaba por se revelar uma excelente oportunidade de negócio, mas se é essa a sua vontade, fique a saber que, para começar a vender online, é importante que no processo cumpra determinados requisitos, como a escolha da plataforma onde vai vender (Marketplace, site, redes sociais, etc) e os meios de pagamento que melhor se adequam aos hábitos dos e-shoppers.

Se não sabe como começar a vender online, siga este guia que preparamos para si.

Como começar a vender online: requisitos

  • Defina o seu público-alvo

Para além do produto ou serviço que vai disponibilizar online, é importante que defina quem será o seu público-alvo. Ao fazê-lo será capaz de não só criar estratégias de marketing digital muito mais eficazes, como ajudá-lo-á a escolher a plataforma online de venda que melhor se adequa ao seu serviço.

Por exemplo, se decidiu que o seu público serão as mulheres entre 18 e 35 anos de idade, vender online utilizando o Instagram poderá ser o meio mais indicado para iniciar o seu negócio online.

Esta escolha será ainda determinante na definição dos meios de pagamentos online que irá colocar ao dispor dos clientes, dado que, como veremos mais à frente, existem diferentes opções em função do tipo de plataforma que se adopte para o negócio.

  • Determine os seus canais de venda online

O universo do e-commerce é vasto e permite que as vendas possam ser realizadas com recurso a lojas online, marketplaces e, até, através das redes sociais.

Pode escolher um ou mais destas soluções de venda, mas lembre-se que os seus canais de venda online devem estar em linha com o seu público-alvo e com a estrutura do seu negócio.

  • Analise a concorrência

Analisar a concorrência é um ponto essencial de qualquer guia de como começar um negócio de vendas online.

Assim, comece por identificar os seus concorrentes e perceber que preços oferecem, que canais de venda adoptaram e como é que eles se posicionam no mercado (produtos de qualidade ou bons descontos, por exemplo)

Para além de lhe permitir perceber as possíveis falhas no seu negócio, poderá, com base nesta informação, criar ofertas mais atrativas para o público que espera conquistar.

  • Escolha os meios de pagamento e-commerce mais adequados ao seu público-alvo

Chegamos a um dos pontos mais importantes deste guia: os meios de pagamento online. Para além de ser através deles que os seus clientes irão pagar as compras, os meios de pagamento online desempenham um papel fundamental na geração de vendas, uma vez que se não forem adequados aos hábitos de consumo dos e-shoppers, podem fazer com que o cliente abandone o seu carrinho de compras antes do check-out (finalização do processo de compra).

Para que o checkout não seja um problema e o seu negócio online ofereça os mais inovadores meios de pagamento online aos seus clientes, a REDUNIQ oferece-lhe duas soluções de pagamentos online: o REDUNIQ E-Commerce e o REDUNIQ@Payments.

Neste comparativo entre meios de pagamento online REDUNIQ, começamos pelo REDUNIQ E-Commerce.

REDUNIQ E-commerce – Venda online através de soluções de e-commerce

Para além de permitir ao site receber pagamentos online de clientes de todo o mundo com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard, a solução REDUNIQ E-Commerce não tem custos de adesão nem mensalidade e possibilita ainda pagar por referências multibanco ou MB WAY.

Já se a sua ideia é vender online sem site através das redes sociais ou de marketplaces, o REDUNIQ@Payments é a solução que procura.

REDUNIQ Payments – Aceite pagamentos online mesmo ser ter um website

Destinada, como referimos, a negócios online que vendam com ou sem site, o REDUNIQ@Payments é uma solução que não exige integração e lhe vai permitir receber pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco e MB WAY ou através dos cartões Visa e Mastercard.

  • Organize a parte logística

Uma parte essencial nas vendas online é ter um sistema de entregas que favoreça os clientes e fazer com que os produtos cheguem o mais rápido possível ao menor custo. Para que isto seja possível, a parte logística do seu negócio online deve estar devidamente estruturada e organizada.

Nesta etapa, deve ter em consideração:

  • Organizar o stock de modo a agilizar a separação dos pedidos;
  • Definir as formas de envio que trarão um melhor custo-benefício para o se negócio e para os seus clientes;
  • Definir uma política de trocas e devoluções simples, ágil e, se possível, gratuita.

 

  • Marketing e atendimento ao cliente

Com o seu negócio online devidamente estruturado, é importante fazer chegar a sua mensagem, isto é, os seus produtos e serviços, aos potenciais clientes.

A internet oferece inúmeras opções para que possa desenvolver uma estratégia de marketing digital, mas é importante que a sua escolha vá sempre ao encontro daquelas onde o seu público-alvo se encontra.

Para além disto, de modo a atrair visitantes, irá necessitar de trabalhar com estratégias orgânicas (seja no seu site ou nas redes sociais) e de anúncios pagos.

Depois de concluído todo este trabalho, é ainda importante ter uma especial atenção com o atendimento ao cliente. Como o consumidor não pode ver os produtos pessoalmente nem tirar dúvidas com um assistente de loja, o seu negócio online tem de estar preparado para auxiliá-lo em caso de necessidade.

Não espere que um cliente tenha uma dúvida ou problema para definir como será o seu suporte. Defina, à priori, horários e canais de atendimento e pondere introduzir, caso crie um site de raiz, chatbots (software baseado em inteligência artificial capaz de manter uma conversa com um utilizador humano em linguagem natural) para auxiliar o cliente ao longo da sua jornada de compra.