Descubra o que deve ter atenção no atendimento se trabalha no setor da saúde.

6 dicas para um melhor atendimento na saúde

O atendimento é a primeira impressão que um paciente tem do seu negócio, seja uma loja, clínica, hospital, farmácia ou outro estabelecimento. E é neste momento inicial que se perde uma parte dos clientes. Trabalhe para um atendimento de excelência e a reputação do seu negócio e dos seus profissionais será notória. Para o ajudar, reunimos 6 dicas para um bom atendimento.

6 dicas para um bom atendimento

Contrate bons rececionistas

Ao recrutar profissionais para a função de rececionistas, procure qualidades como simpatia, organização, boa comunicação, agilidade e experiência na área. Lembre-se que estes profissionais serão a cara da sua organização e, como tal, devem espelhar os valores e a essência da mesma.

Para os ajudar e para tornar a imagem do seu espaço mais uniforme, deve ter um manual de atendimento, com dicas e regras de atendimento pessoal, por telefone, email ou mensagem, procedimentos, soluções para determinados problemas, entre outras informações.

Diminua o tempo de espera

O tempo de espera é um dos principais motivos que deixam um paciente insatisfeito e o levam a procurar outro estabelecimento. Seja ágil, pontual e organizado e verá que o tempo de espera na receção irá diminuir.

Pode, ainda, fazer um intervalo maior entre atendimentos, agendando-os já com um período de tempo de manobra caso outras consultas atrasem, avisar os profissionais que os pacientes já chegaram, avisar atempadamente os clientes caso a consulta esteja atrasada ou cancelada.

Humanize e personalize o atendimento

De um modo geral, se um cliente se dirige a uma clínica ou farmácia significa que pode estar doente, mais debilitado e a precisar da sua ajuda. Caso o mesmo sinta que não consegue ter a sua atenção, este pode ficar insatisfeito e mudar de estabelecimento.

Conheça bem os pacientes para atendê-los de forma mais personalizada e adequada. Para tal, mantenhas as fichas dos clientes atualizadas e esteja atento aos seus comportamentos.

Simplifique os métodos de pagamento

Aliada à dica número 2, o processo de pagamento deve ser simples e rápido para diminuir o tempo de espera, evitar a formação de filas e não deixar os clientes mais impacientes, especialmente se estiverem doentes.

Quantas vezes já não perdeu clientes por não aceitar pagamentos com determinados cartões? Se for cliente REDUNIQ tem acesso a soluções que farão o seu negócio andar mais rápido.

As principais vantagens da são aceitar pagamentos em cartão – incluindo os cartões internacionais (por exemplo, de turistas que necessitam de serviços de saúde) -, aceitar pagamentos por Contactless – poupando cerca de metade do tempo por transação e evitando a formação de filas de pagamento – e fazer a instalação de TPA, por exemplo, independentemente do seu banco e, se já tiver um TPA, pode aderir à REDUNIQ sem necessidade de o alterar..

Caso tenha clientes estrangeiros garanta que o seu TPA tem DCC – Dynamic Currency Conversion –uma solução que a REDUNIQ lhe oferece, que consiste no pagamento com a moeda de origem do seu cliente. Como funciona? Primeiramente, o TPA reconhece de forma automática se o cartão está emitido numa das moedas convertíveis. Depois, se o pagamento for elegível para DCC, é apresentado no TPA o valor na moeda de origem e em euros, e a transação é efetuada na moeda que o cliente escolheu.

Mostre preocupação pós-venda

Tudo contribui para fidelizar ou não um cliente, por isso, não se esqueça dele mal a consulta ou a venda termine. Esteja disponível para esclarecer dúvidas, informe-o das novidades ou promoções através de newsletters ou envie uma mensagem ou um email a desejar um feliz aniversário. O cliente vai sentir que é especial para a empresa e, mesmo não estando lá presencialmente, que se preocupam com ele.

Use o feedback para melhorar

Faça inquéritos de satisfação aos seus clientes para avaliar a qualidade do atendimento, das consultas, dos profissionais e de outros serviços do seu negócio. A partir destas informações, pode melhorar, eliminar ou criar soluções novas.

Além disso, o cliente sentirá que a sua opinião é importante e tida em conta.