Setor do Retalho: principais tendências em 2023

Se, em 2022, já assistimos ao regresso em força dos consumidores às lojas físicas, a verdade é que a preferência por compras online veio para ficar “obrigando” os negócios a procurarem juntar o canal online ao canal físico de vendas de forma a oferecerem uma experiência de compra mais completa e satisfatória que fidelize e capte mais consumidores.

Principais tendências do Setor do Retalho em 2023

Esta é apenas uma das principais tendências no setor do retalho nacional que se irá desenvolver ao longo do ano que agora começa, mas há mais, como veremos de seguida.

Omnichannel: experiência online e física unificada

Como referimos, fruto da pandemia, muitos consumidores habituaram-se e, inclusive, passaram a preferir fazer as suas compras de forma online. Com o fim das limitações, as pessoas foram voltando às lojas físicas, mas o hábito e conforto de fazerem compras através do canal online manteve-se.

Face a este comportamento “misto” dos consumidores, a tendência, que já foi surgindo com maior frequência nos últimos anos, é para a oferta de uma experiência unificada aos consumidores, isto é, a integração e interligação, no seio da mesma empresa, de um canal de vendas online e físico.

Esta tendência de “retalho unificado” acaba por trazer uma série de vantagens aos negócios, nomeadamente a possibilidade de obter dados mais confiáveis sobre os hábitos de compra e pagamento dos clientes através do canal online e utilizá-los na loja física de forma a proporcionar uma experiência de compra mais personalizada e alinhada com as reais necessidades dos consumidores.

Para além disto, o negócio retalhista pode permitir que um cliente compre online e levante o que comprou em loja física, ou verifique no site se existe a disponibilidade de determinado produto em loja física.

Integração digital nos pagamentos presenciais

De acordo com o relatório REDUNIQ Insights relativo ao primeiro semestre de 2022, os contactless payments em Portugal representavam 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.

Este crescimento e contribuição dos contactless payments para a faturação dos negócios do setor do Retalho em Portugal acaba por ter por base uma mudança profunda nos hábitos de consumo dos portugueses que é sublinhada pelos números relativos às transações com recurso a esta tecnologia que, no final de junho do ano passado, representavam 74% do total de transações realizadas no período em análise, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.

Aliado a estes dados, é importante ainda referir as conclusões de um recente estudo levado a cabo pelo Banco Central Europeu, que nos diz que os portugueses estão, gradualmente, a deixar de utilizar moedas e notas no pagamento das suas compras presenciais e a preferir pagar com cartão e smartphone, através de carteiras digitais como o MB Way, Apple Pay ou Google Pay, por exemplo, sendo este último um fenómeno cada vez mais visível nas gerações mais novas.

Esta será uma tendência que todos os estudos afirmam que se irá manter e até aprofundar em 2023 levando a que os retalhistas portugueses equacionem a introdução de métodos de pagamento para o setor do retalho, que não só ofereçam uma maior gama de escolhas aos clientes, como também, fruto da integração digital, lhes permitam ser mais móveis e ter uma gestão financeira mais eficiente.

Face a esta nova tendência, a REDUNIQ desenvolveu soluções de pagamento para o retalho alinhados com as novas tendências de gestão e pagamento, como é o caso do REDUNIQ Smart.

Para além de aceitar pagamentos com Apple Pay, contactless com cartão, chip ou MB Way, Google Pay e Apple Pay, este TPA Android traz incorporadas um conjunto de management apps that help businesses a vender mais e que lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

É o caso da app ZS Mobile, que permite a um logista registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet.

Estas são apenas algumas da vantagens que este terminal de pagamentos inovador traz ao setor retalhista nacional, mas há mais:

  • Possibilidade de aceitar pagamentos de clientes de todo o mundo, por cartão ou smartphone, com Contactless, chip, MB Way, Apple Pay ou Google Pay;
  • Registo de pedidos, faturação ou elaboração de orçamentos e encomendas no terminal mesmo sem ligação à Internet;
  • Acesso a apps com software de gestão, facilmente integradas no terminal;
  • Torna os negócios mais móveis e digitais, uma vez que todo o processo de compra, desde a gestão de stocks ao pagamento, se efetua no mesmo terminal;
  • Possibilidade de gestão online e em tempo real dos sistemas Backoffice, de compras e fornecedores, que lhe permitem acompanhar e gerir o seu negócio de forma mais eficiente.
  • Facilidade nos pagamentos para clientes, uma vez que não é necessário inserir código pessoal em pagamentos até €50. Quando se trata de valores superiores, o processo é extremamente rápido, bastando digitar o código e confirmar a operação;
  • Simplicidade nos pagamentos para empresas (os pagamentos são transferidos eletronicamente para a conta da empresa);
  • Greater efficiency in receiving payments, as you avoid cheques with false signatures or without proof;
  • Smooth transactions with account credit on the next working day;
  • Greater security, with less cash on hand;
  • More simplicity, with fewer bank deposits made and change in hand.

Phygital: hybrid shopping experience

Phygital may still be a relatively unknown concept for national retailers, but it is already being recognised as one of the major trends for retail in 2023.

In practice, the Phygital corresponds to a hybrid shopping experience that is umbilically linked to omnichannel since it's up to the customer to decide how and where the various stages of the purchase take place.

This means that, in Phygital, the customer you can buy and pay online and pick up your parcel in the shop, or send it directly to your home, as well as making returns and changes to a product purchased online in a physical shop.

In addition to all the technology and intercommunication between the online and physical channels, starting with the payment solutions that it makes available to the customer, which a retail business must imprint on its operations, for a more complete and personalised shopping experience, retailers must concern themselves with improve its customer service by offering augmented virtual reality and artificial intelligence solutions.