Democratização da utilização da tecnologia contactless


De um lado, o consumidor que procura comodidade, rapidez e segurança na altura de efetuar o pagamento de uma compra, do outro, um comerciante que procura adaptar os seus meios de aceitação de pagamentos a estas necessidades.

A ponte entre estas duas dimensões chama-se contactless e está a tomar conta do setor dos pagamentos um pouco por todo o mundo.

De acordo com os dados revelados pela VISA, entre agosto e outubro de 2020, esta operadora processou mais 500 milhões de pagamentos contactless em toda a Europa do que em anos anteriores.

Como se pode ler no infográfico elaborado pela REDUNIQ, o aumento da penetração da tecnologia contactless registado pela VISA na Europa, 78% de todas as transações são já realizadas com recurso ao contactless e a tendência irá manter-se se atendermos aos 73% de europeus que afirmam que o fim da pandemia não alterará este hábito.

A satisfação dos consumidores europeus com este meio de pagamento é tal que, 64% assinalam já o contactless como a sua forma de pagamento preferida.

O cartão continua a ser o meio de pagamento preferido, mas a utilização de smartphones (28%) e de wearables (4%) com tecnologia contactless integrada está a ganhar quota de mercado.

As razões por detrás desta preferência são diversas, mas no geral passam as opiniões frisam a maior higiene, simplicidade e segurança dos pagamentos com recurso a cartões ou wearables contactless em relação ao dinheiro físico.

Isto acabou por ter implicações diretas na redução ou eliminação da utilização de dinheiro físico nas compras que os consumidores europeus efetuaram em mercearia, lojas de retalho e farmácias.

Pagamentos contactless em Portugal

Em Portugal, a tendência foi, igualmente, de crescimento.

No momento em que estamos em pleno desconfinamento, o peso dos contactless payments na faturação dos negócios portugueses (dados REDUNIQ Insights) passou de 10,55% no início de março de 2020, para os 42% em março de 2021, uma percentagem que contrasta com os 4% de janeiro de 2019 ou os 10% de janeiro de 2020.

Como explica o relatório da REDNIQ Insights, o Contactless continues to increase its penetration in a sustained manner, having surpassed the 40% level in the 1st Quarter of 2021 (in Confinement) (4x more than in the same period of 2020 and around 10x more than in 2019).

Esta trajetória de crescimento estendeu-se ao valor médio gasto pelo consumidor em cada transação que passou de 14,69€ em março de 2020 para mais de 35€ um ano depois.

A possibilidade de efetuar pagamentos digitais em loja, independentemente do valor, já não é, como se percebe, apenas uma conveniência, mas uma necessidade para os consumidores e comerciantes, ajudando-os a evitar o contato físico com o payment terminal.

Isto leva, obrigatoriamente, à necessidade do sistema retalhista nacional de se dotar desta tecnologia nos seus negócios, de modo a responder às novas exigências dos seus consumidores.

Este maior conforto na utilização do contactless nos pagamentos está claramente expresso nas conclusões de um recente estudo do 451 Research da S&P Global Market Intelligence. Este documento revelou que 54% dos consumidores a nível global se sentiam “altamente confortáveis” com contactless payments em geral, enquanto quase dois terços (65%) responderam esperar que, no futuro, mais comerciantes aceitem opções de pagamento sem contacto, citando a velocidade e a conveniência destes meios como os dois principais motivos para que isso deva acontecer.

Ferramentas de democratização do contactless

“Banco de Portugal quer que todos os cartões sejam emitidos com contactless”, Público, 9 de novembro de 2020

Como vimos, as transações contactless encontram-se numa espiral de crescimento. Mais e maiores pagamentos com esta tecnologia levaram à necessidade de adequar a tecnologia existente às preferências dos consumidores.

Esta exigência foi a pedra de toque para, no final do ano passado, o Banco de Portugal (BdP) trazer a público um documento conhecido por “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho | Horizonte 2022” que, em traços gerais, tem como objetivo alargar e generalizar a utilização de meios eletrónicos de pagamento em Portugal até dezembro de 2022.

A primeira medida no sentido de incentivar e democratizar a utilização do contactless foi imediatamente colocada em prática e obrigou todas as entidades emissoras de cartões a incorporarem esta tecnologia nos novos cartões emitidos.

O regulador prevê que, até final de 2022, o número de cartões contactless em território nacional se aproxime dos 100% ao invés dos 50% atuais.

No início de 2021, esta estratégia conheceu um novo capitulo com o foco a recair, desta feita, na promoção da integração e activação (no caso de um TPA físico que já disponha da opção de pagamentos contactless) nos terminais de pagamento.

À semelhança dos cartões, os dados revelados pelo BdP indicam que, metade dos terminais existentes em território nacional, estejam atualmente equipados com contactless technology.

Antes, porém, do BdP ter desenvolvido esta estratégia, a REDUNIQ antecipou este cenário de desmaterialização dos pagamentos e procurou desenvolver soluções diferenciadas que se enquadrassem neste novo paradigma transaccional.

REDUNIQ Smart

Pioneira na integração de contactless technology nos seus terminais, a REDUNIQ passou, recentemente, a oferecer um TPA de última geração que, além de aceitar pagamentos por cartão ou smartphone (com contactless), chip e MB WAY, Apple Pay ou Google Pay, dá ao comerciante a possibilidade de desenvolver apps para a gestão do seu negócio a partir do próprio terminal.

O REDUNIQ Smart, assim se chama este terminal Android, permite que, consiga consultar e gerir stocks em tempo real, realizar encomendas aos seus fornecedores, gerir a sua frota por GPS ou ainda ter acesso à sua faturação através de apps que pode integrar neste TPA.

Caso tenha mais de uma loja, pode ter acesso a todo o grupo de lojas.

As vantagens aplicam-se, de igual modo, ao cliente. Este poderá, por exemplo, consultar o catálogo no terminal, selecionar o produto que pretende, fazer o pagamento por cartão ou smartphone, imprimir ou ler um bilhete por QR Code. Tudo isto a partir de um único Contactless TPA.