Receber pagamentos do Brasil: como funciona o PIX para negócios em Portugal?

Saiba como receber pagamentos do Brasil através do PIX com a REDUNIQ no seu negócio. Conheça as vantagens, o funcionamento e as etapas!
Saiba de tudo sempre em primeira mão

Esteja sempre um passo à frente com as nossas dicas. Subscreva!

Subscrever o blog

Descubra como receber pagamentos do Brasil de forma simples e segura com o PIX em Portugal. Saiba como esta solução, integrada nas opções REDUNIQ, pode aumentar as vendas, fidelizar clientes brasileiros e modernizar o seu negócio.

Portugal acolhe mais de meio milhão de brasileiros que escolheram o país para recomeçar a vida e recebe, anualmente, cerca de um milhão de turistas vindos do Brasil. Em conjunto, estes residentes e visitantes contribuem de forma significativa para o crescimento da economia portuguesa e para a sustentabilidade de muitos negócios locais.

Receber Pagamentos do Brasil com PIX

Às malas e pertences que trazem consigo, fazem-se acompanhar, contudo, de hábitos de consumo que podem causar algum atrito no momento dos pagamentos que pretendem efetuar.

Esse é o caso da utilização do PIX, uma aplicação semelhante ao MB WAY utilizado pela maioria da população brasileira, mas que, até há bem pouco tempo, não tinha forma de ser aceite por negócios portugueses, e que chegou ao nosso país através da parceria entre UNICRE e o Braza Bank.

Porque é que as empresas em Portugal devem aceitar pagamentos do Brasil?

Os números falam por si: mais de um milhão de brasileiros “visitando e morando em Portugal” são potenciais clientes do seu negócio, favorecendo o aumento da sua faturação.

Somada ao peso que isto poderá ter na economia da empresa, a disponibilização de meios de pagamento familiares a estes clientes ajudá-los-á a não só comprar com maior conforto e conveniência, como também a criar as condições para que estes se tornem, nomeadamente os residentes no nosso país, fiéis ao negócio.

A melhoria da experiência de compra é, sem dúvida, um fator primordial para qualquer negócio que queira prosperar no atual ecossistema económico e todos os euros ou, neste caso, todos os reais são bem-vindos.

É aqui que entra a solução PIX.

Apesar de ter sido criada no Brasil, esta aplicação, como veremos ao longo das próximas linhas, atravessou o Atlântico nas carteiras dos viajantes e já pode aterrar nos terminais de pagamento dos comerciantes portugueses. Como? É o que vai descobrir já a seguir.

Como receber pagamentos do Brasil na sua empresa?

Com a ajuda da REDUNIQ, receber pagamentos do Brasil através do PIX passou a não só ser possível, como toda a operação é extremamente simples, graças a uma integração acessível e direta nas suas soluções de pagamento online (PIX em e-commerce) e nos terminais de pagamento automático (TPAs físicos).

Assim, com o PIX nos seus sistemas de pagamento, uma empresa que, por exemplo, detenha o TPA Android Smart ou que venda online com ou sem site, passa a poder oferecer aos seus clientes brasileiros este método transacional mais familiar, cómodo e económico, uma vez que o câmbio entre reais e euros é automático e integrado no momento do pagamento.

A segurança é outra das vantagens a considerar na incorporação deste meio de pagamento entre o Brasil e Portugal.

Toda a experiência de pagamento é bastante similar à que os comerciantes já têm com outros métodos de pagamento REDUNIQ, sendo que se encontram todos cobertos pela certificação PCI-DSS, o que acaba por representar uma mais-valia em relação aos concorrentes diretos, uma maior rentabilidade e uma maior satisfação do cliente com a sua experiência de compra.

Tudo isto sem custos de adesão ou mensalidades.

Receber pagamentos através do TPA: soluções práticas para negócios presenciais

Como referimos, o PIX está disponível nas soluções de pagamento presenciais e físicas da REDUNIQ, proporcionando uma experiência de compra enriquecida aos seus clientes brasileiros.

Mas como se recebem pagamentos através do TPA com PIX?

Caso tenha uma loja física, a resposta à pergunta “como receber pagamentos de clientes do Brasil?” é muito simples e passará necessariamente pela instalação da solução Smart, que, em traços gerais, é um terminal preparado para acolher aplicações móveis e aceitar pagamentos contactless com cartão, carteiras digitais e MB WAY, bem como usufruir de apps como as suprarreferidas ou a Parcela Já com UNICRE.

Estas são, contudo, apenas algumas das vantagens do TPA Smart com suporte para PIX. Poderá ainda beneficiar:

  • Do aumento das suas vendas e do ticket médio;
  • De uma maior taxa de fidelização;
  • Da redução de custos operacionais;
  • Da oferta de uma jornada de compra mais ágil e conveniente;
  • De uma melhor gestão dos pagamentos que recebe;
  • De maior rapidez na aceitação de transações, o que equivale a mais tempo para atender outros clientes.

Passo a passo para integrar o PIX com a REDUNIQ

Antes de o ajudarmos a perceber como receber pagamentos do Brasil com o PIX e integrar esta solução com os seus métodos transacionais físicos e online, convém frisar que o PIX tem um modelo de funcionamento muito similar ao do MB WAY.

Feita esta ressalva, vejamos como se processa a integração do PIX com a sua solução TPA física:

PIX nos TPAs REDUNIQ

Dado que o PIX vem já integrado no terminal Smart, para passar a aceitar pagamentos PIX de forma simples onde quiser, basta que:

  1. Introduza o valor da compra em euros na app REDUNIQ Checkout;
  2. Mostre ao cliente a simulação do pagamento em euros e reais;
  3. Crie o código QR e o apresente para pagamento, podendo receber o montante a saldar imediatamente.

Uma vez concluída a operação, poderá enviar o comprovativo da transação ao seu cliente por e-mail.

PIX nas soluções online REDUNIQ

Tal como acontece nos TPAs, usufruir do PIX no gateway de pagamento E-Commerce ou na solução Pay by Link (destinado a quem vende online sem site) não carece de integração e possibilita-lhe aceitar pagamentos mediante o cumprimento destes passos da parte do cliente:

  1. Escolha do PIX como método de pagamento;
  2. Consulta da simulação do pagamento em euros e reais;
  3. Leitura do código QR (ou clica em “Copia e cola”);
  4. Concretização do pagamento.

Partilhar este artigo

Artigos relacionados

Como melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

Como melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

Ler artigo

principais-tendencias-no-e-commerce-global-em-2023

Tendências de consumo em 2026: o que os comerciantes devem antecipar

Ler artigo

Como os dados estratégicos podem ajudar o seu negócio?

Como os dados estratégicos podem ajudar o seu negócio na tomada de decisões?

Ler artigo

Todas as soluções de pagamento vão dar ao seu negócio

pt_PTPT_PT