O mundo mudou e a Zomato mudou com ele - RedUniq

“Uma parceria para a vida”, é desta forma inequívoca que a Zomato, plataforma de descoberta de restaurantes mais usada em Portugal, e uma das maiores a nível mundial com presença em vários países, descreve a sua relação com a REDUNIQ.

Depois de dois anos de pandemia marcados por alterações sintomáticas no funcionamento dos espaços de restauração e por uma profunda revolução nos hábitos de consumo dos portugueses, a Zomato não só não abandonou os restaurantes parceiros, como procurou dar uma nova vida à sua app.

Apostou em novas features e na digitalização dos pagamentos, inovação com a qual conta com a REDUNIQ, para o desenvolvimento de soluções de pagamento “robustas” e ajustadas às necessidades de empresas e consumidores.

O mundo mudou e a Zomato mudou com ele.

É desta e de outras mudanças que  a empresa nos falou ao longo de uma interessante entrevista que reproduzimos a partir de agora.

A Zomato já conta com vários anos de história e tem vindo a evoluir e a explorar novos caminhos, nomeadamente a implementação do delivery. Qual consideram ser o maior impacto que o retorno à normalidade teve no negócio? E quais as maiores dificuldades que sentiram no decorrer da pandemia?

Durante o lockdown, a Zomato permaneceu junto dos restaurantes, mantendo a proximidade que já tínhamos com os donos dos mesmos e aconselhando-os numa altura em que ninguém tinha grandes certezas de nada.

Se o presente era incerto, muito mais o era o futuro. Ainda no primeiro confinamento começámos logo a pensar no que poderíamos fazer para os ajudar no regresso, por isso foi de uma forma muito natural que criámos os pedidos e pagamentos contactless com QR code no restaurante, bem como o nosso serviço de takeaway.

A maior dificuldade foi manter a “motivação” dos restaurantes, visto que muitos deles só sabiam trabalhar em modo presencial, mas viram em nós a segurança e a confiança para os ajudar a ultrapassar essa fase.

Criámos o movimento #zomatoapoiaarestauracao e foi mesmo isso que nos propusemos a fazer, apoiá-los com consultoria, comunicação e lançamento de produtos inovadores e gratuitos.

Por outro lado, foi muito gratificante ver a capacidade de resiliência e coragem de muitos, a rapidez com que aprenderam e incorporaram novas formas de trabalho como o “delivery”, mesmo em espaços que ainda não eram muito (ou quase nada) digitais.

Agora, muitos veem o delivery como uma forma de estender a sua capacidade produtiva e renovar o seu cliente habitual que agora passa a poder usufruir dos seus restaurantes favoritos em casa.

Com a implementação do delivery na vossa app, consideram importante ter opções de pagamento diversificadas disponíveis para os clientes?

Sim, sem dúvida. Vivemos numa altura em que o nosso bem mais valioso é o tempo e toda a experiência Delivery passa por facilitar o acesso à comida, com um processo que se quer rápido e intuitivo, para no final tornar a experiência do utilizador o mais confortável possível.

Neste sentido, o momento do pagamento também terá de ser rápido, cómodo, fácil e acessível a todos.

Quais as principais vantagens que poder receber pagamentos através do MB WAY vos trouxe?

A grande vantagem de MB WAY é a rapidez, credibilidade e segurança em primeiro lugar. Por estas razões, é a forma de pagamento em que os portugueses mais confiam.

É importante para nós ter variedade nas opções mais cómodas para os nossos utilizadores e sabemos que o MB WAY é, sem dúvida, uma delas.

Adicionar também que o facto de poder adicionar o cartão de refeição, utilizando o MB WAY, é algo muito valorizado pelos nossos users.

De que forma a digitalização dos pagamentos mudou o vosso negócio?

A digitalização dos pagamentos veio enriquecer toda a experiência nos restaurantes. É um acelerador de eficiência tanto do staff, como da equipa de gestão do próprio restaurante.

Dará também informação essencial e preciosa ao seu negócio, quer na otimização do staff como nas informações que irão contribuir para saberem tudo sobre o seu espaço e negócio.

Consideram que existe uma maior adesão, por parte dos clientes, no que toca a efetuar os pagamentos de formas mais rápidas e digitais?

Sim, desde que venham acompanhadas de várias camadas de “confiança” no fornecedor.

Hoje em dia cada vez mais utilizamos pagamentos digitais: seja por hábito de compras online como a comodidade e segurança que isso significa (não andar com dinheiro na rua e uma não preocupação em correr atrás de um ATM).

A ideia de ir comer fora e deixar a carteira em casa, com a leveza de sair apenas com o telemóvel porque temos tudo lá: a app onde podemos ver o menu, escolher e reservar o restaurante, é a mesma com que podemos pagar a refeição no final. Não há melhor comodidade que esta.

Ressaltamos mais uma vez a importância da segurança dos pagamentos e a contribuição essencial que isso significa para o utilizador: segurança do parceiro de pagamento como da plataforma onde o fazem (Zomato).

O que vos fez optar pela REDUNIQ para aceitar este tipo de pagamentos?

A agilidade e transparência da equipa e a forma como demonstraram dominar o processo de ativação do serviço.

Além disso, também conseguiram responder com rapidez a todos os desafios lançados e têm a experiência que nos dá confiança, tanto no seu conhecimento enquanto fornecedores como como conhecedores experts do mercado.

De que forma é que as soluções de pagamentos da REDUNIQ ajudam o vosso negócio?

Trabalhar com a REDUNIQ dá-nos a garantia de estar a usar uma solução robusta, presente em todo o mundo, equipada com múltiplas soluções de pagamentos. Sentimos que podemos desenhar qualquer área de negócio e que nos vão acompanhar nesse processo evolutivo.

Para a Zomato são de facto um ‘parceiro’ para a vida. Daqueles em quem confiamos acima de tudo e que sabemos que estarão preparados para acompanhar o nosso crescimento e evolução, tendo sempre as soluções mais ajustadas ao nosso negócio em constante evolução.

Alguma novidade que a Zomato esteja a preparar e nos possa contar?

Sim! Lançamos este mês uma nova versão da nossa app 100% portuguesa onde prometemos unir ainda mais a nossa comunidade de foodies à volta do amor comum: a comida!

Para além do que já é visível, temos vindo a fazer várias correções a nível de layout de forma a melhorar UX/UI, com base no feedback que ouvimos dos nossos users.

Entre as novas features que estarão disponíveis na app Zomato destacam-se,

  • a possibilidade de adicionar recibos e ligar ao restaurante;
  • possibilidade de criar eventos nos restaurantes e ter participantes (eventos aberto e fechados para a comunidade);
  • uma pool de reviews e comentários por ordem cronológica onde podemos partilhar experiências e fotos dos espaços e gostar das reviews de outros users e guardar os restaurantes nos favoritos;
  • a nova experiência de localização, podendo definir um raio com os restaurantes de maior proximidade, identificando os que são PRO, que têm Reservas, Delivery/Takeaway de forma a alavancar a experiência comunitária;
  • e um novo layout e dinâmica com “Aberto Agora” e “Novidade”.