Estratégias e tendências pós-pandemia para aumentar as vendas na Hotelaria

Tudo parece indicar que a pandemia está em processo de se transformar em endemia abrindo espaço para que o Turismo, após dois anos de mais baixos do que altos, se aproxime dos níveis pré-pandemia.

Apesar de ainda sobrarem mais duvidas que certezas, os próximos meses serão determinantes na continuação, ou não, da operação de milhares de empresas hoteleiras portuguesas.

Para que o regresso ao crescimento seja uma realidade, estas empresas terão que procurar inovar e criar as condições adequadas para que os clientes se sintam atraídos pelos seus serviços.

Como? Prestando particular atenção às tendências que vão marcar o setor na pós-pandemia e colocando em prática as estratégias de Marketing e Vendas na Hotelaria que temos para si. Comecemos pelas tendências.

Tendências na Hotelaria e Turismo pós-pandemia

Tecnologia Contactless

À semelhança do que acontece em outros setores de atividade, uma das principais tendências na pós-pandemia no setor da operação turística e na hospitalidade em geral são a utilização da tecnologia contactless não só nos pagamentos, como também nas reservas e em outros serviços prestados ao cliente no atendimento, estadia e check-out.

Menos turismo de massas

Aquilo que muitos habitantes de Lisboa, Porto, Barcelona, Veneza ou Londres esperavam pode muito bem vir a acontecer num futuro próximo já que uma das tendências mais marcadas na pós-pandemia será o “fim” do turismo de massas, na medida em que os turistas evitarão grandes ajuntamentos, dando preferência a ambientes mais amplos e com maior dispersão de pessoas.

Ar livre/ Natureza

As cidades parecem ter um lugar secundário nesta nova vida do Turismo mundial, uma vez que os turistas tenderão a privilegiar os ambientes ao ar livre, os destinos mais rurais, o contacto com a natureza e a procura por experiências mais orgânicas.

Flexibilização das políticas de cancelamento e alteração de reservas

A incerteza ainda é o prato do dia e continuara a sê-lo durante mais uns tempos. Em virtude disto e para que as empresas hoteleiras consigam atrair e fidelizar clientes ser-lhes-á necessário aligeirar o compromisso de compra no sentido da flexibilização das políticas de cancelamento e de alteração de reservas.

Procura por negócios que privilegiem a sustentabilidade

A consciência ambiental e social das gerações mais novas (Millennials e Z) leva-as, quando em turismo, a dar preferência por pequenos negócios familiares que contribuam não só para o desenvolvimento das economias dos lugares onde estão inseridos, como se afirmem como ecologicamente sustentáveis.

Aliás, a redução da pegada ecológica vai passar a ser um critério de decisão de compra prevalente.

Pesquisa e compra digital

Mais do que uma tendência, a pesquisa e compra online é já uma realidade. Isto, consequentemente, leva à necessidade de as empresas hoteleiras terem uma presença eficiente num mercado digital que se vai afigurando como cada vez mais competitivo.

Estratégias pós-pandemia para aumentar as vendas na Hotelaria

Face a estas tendências para o setor do Turismo no pós-pandemia, as empresas do ramo hoteleiro têm que começar a pensar em adoptar estratégias que lhes permitam acompanhar os hábitos e necessidades dos consumidores nos tempos que se avizinham, de modo a aumentarem as suas vendas.

Eis algumas das mais importantes:

Invista em meios de pagamento alinhados com os hábitos e necessidades dos consumidores

Como referimos, a tecnologia contactless é uma das principais tendências para o setor do Turismo na pós-pandemia, mas o seu impacto na faturação total dos negócios dos mais diversos setores, incluindo o da hospitalidade, e nos hábitos de consumo já é visível de há um par de anos a esta parte.

De acordo com o relatório anual sobre o universo transacional português elaborado pela solução de conhecimento REDUNIQ Insights, em dezembro de 2021, os pagamentos contactless representavam já 58% da faturação total dos negócios lusos e tomavam parte em 71% das transações realizadas.

Contactless

Se este crescimento é extraordinário, a expectativa é para que este não se fique por aqui, uma vez que, sustenta o relatório, esta consolidação dos pagamentos sem contacto vem comprovar uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables.

Estes novos hábitos de consumo dos portugueses acabam, consequentemente, por “imporem” aos negócios a necessidade de ajustarem a sua oferta em matéria de meios de pagamento.

Seja através das suas soluções de TPA Contactless, do serviço DCC- Conversão de Moeda que, de uma forma simples e rápida, permite aos seus clientes escolher pagar por cartão na sua moeda de origem, de forma transparente, informada e segura ou por intermédio da solução de pagamentos integrados para a Hotelaria que, através da integração do TPA (terminal de pagamento automático) com os principais softwares de faturação hoteleiros, garante que os processos de check-in e check-out dos seus clientes é mais rápida, segura e eficiente, a REDUNIQ garante que os estabelecimentos turísticos nacionais estarão preparados para um cenário de aumento do influxo de turistas.

Para além deste conjunto de soluções, há ainda a considerar o Key Enter TPA, uma solução TPA que lhe vai permitir aceitar reservas ou pagamentos à distância, diretamente do seu terminal de pagamentos. Na prática, com o Key Enter TPA vai poder autorizar transações à distância e, deste modo, garantir que não perde nenhuma reserva.

O Key Enter TPA da REDUNIQ permite ainda que o cliente efetue pagamentos em casos de “no show” – quando este não utilizou nem cancelou a reversa – ou “late charge” – para consumos de última hora, detetados após a sua saída.

Além do contactless e das reservas, o Key Enter TPA pode estar associado ao serviço DCC- Conversão de Moeda e/ou à solução Pagamentos Integrados para a Hotelaria.

Invista num motor de reservas

Para aumentar a vendas na Hotelaria, os motores de busca diretos são essenciais. A aposta num motor de reservas directo não só lhe vai trazer uma maior independência face aos canais de distribuição, como também vai-lhe permitir oferecer uma experiência mais completa ao seu cliente.

Para que a reserva se concretize, deve ter particular atenção, entre outras coisas, à qualidade das imagens, verificar se tem uma boa descrição sobre a sua unidade hoteleira e localização, contemplar informação de serviços extra, preços especiais e promoções exclusivas, políticas de cancelamento flexíveis.

Invista na Comunicação online

Os clientes moram no digital e, como tal, torna-se necessário investir na comunicação online da sua empresa de hotelaria para que possa criar laços de modo a cativá-los para comprarem os seus serviços. Este investimento implica, por exemplo, a sua presença ativa nas redes sociais através da partilha de conteúdo de relevância para os potenciais clientes.

A criação de conteúdo relevante a atrativo, quer nas redes sociais quer no seu website, ajudará a aumentar a interação e o alcance da sua comunicação. Se a isto aliar um motor de reservas direto integrado no seu website e no seu Facebook, a probabilidade de conseguir mais reservas diretas cresce exponencialmente.

Optimize a experiência online do cliente

Nunca é demais sublinhar que, nos dias que correm, a maioria dos consumidores tem o seu primeiro contacto com um produto ou serviço através do canal online.

Os serviços hoteleiros não são diferentes, por isso importa simplificar a experiência online do seu potencial cliente através da optimização do seu website e motor de reservas para que estes sejam responsive e intuitivos, com uma linguagem clara e imagens convidativas à experiência.

Para que a experiência online seja ainda mais completa, pode ainda integrar outros serviços como as soluções de pagamentos online da REDUNIQ (REDUNIQ E-Commerce ou REDUNIQ@Payments) para tornar a compra mais segura ou um chatbot para tornar a comunicação mais fluída logo no primeiro contato, e até possibilitar o pré check-in online através de qualquer dispositivo móvel.

Nesta optimização da experiência online do cliente, deve divulgar o motor de reservas e ofertas especiais nas suas redes sociais e ter um botão de call to action para incentivar a reserva direta imediata.

Atenção especial ao pós check-out

A fidelização de um cliente não acaba na compra. Para além do marketing que ajuda a que a reserva aconteça e do serviço que pode fazer perdurar a experiência na memória, o pós check-out assume-se como um elemento central no fortalecimento da relação com o cliente. Envolva o cliente e faça-o sentir que a sua opinião é importante para a unidade hoteleira. Utilize os feedbacks obtidos junto dele para melhorar o atendimento e partilhar com a sua comunidade o que dizem os seus hóspedes.