10 motivos para tornar a sua empresa mais sustentável

Fique a conhecer 10 dos principais motivos para tornar a sua empresa mais sustentável e ecologicamente responsável.

Tornar sua empresa mais sustentável oferece inúmeras vantagens, desde a redução de custos operacionais até a atração de novos clientes e mercados. A sustentabilidade também permite o cumprimento de regulamentos e garante benefícios fiscais, além de melhorar a competitividade do negócio. A implementação de boas práticas ambientais é essencial para o crescimento e sucesso a longo prazo.

As prioridades e objetivos de sustentabilidade estão na ordem do dia, especialmente no que à área empresarial diz respeito.

As vantagens competitivas de se assumir como uma empresa sustentável são muitas e variadas e vão da redução de custos operacionais à atração de novos clientes, passando ainda pelos benefícios fiscais e até pela valorização da imagem do negócio na opinião pública.

10 motivos para tornar a sua empresa mais sustentável

Estes são apenas quatro dos motivos para reduzir o impacto ambiental do seu negócio, mas existem mais, como verá de seguida.

1. O impacto da sustentabilidade na imagem da sua empresa

Com uma população cada vez mais consciente da necessidade de se alterarem padrões de comportamento para garantir uma maior sustentabilidade ambiental, dar um passo em direção à responsabilidade ecológica e à adoção de boas práticas ambientais em empresas é a garantia de que a imagem do seu negócio sairá beneficiada.

Lembre-se de que os consumidores procuram empresas que, ética e moralmente, partilhem os mesmos princípios que eles.

2. Redução de custos através de práticas ambientais

Apostar, por exemplo, em energia renovável, em veículos 100% elétricos, na redução das embalagens plásticas (ou em cartão) e na digitalização da gestão do seu negócio através da oferta de métodos de pagamento digitais irá ajudá-lo a reduzir despesas fixas e a eliminar o desperdício.

3. Cumprimento de regulamentos e legislação ambientais

Se motivos faltassem para que o seu negócio adotasse princípios de gestão ecologicamente responsáveis, o incumprimento dos regulamentos e da legislação ambientais vigentes poderá dar azo a coimas e multas que podem sair muito caro, até do ponto de vista reputacional.

4. Atração de clientes conscientes e de novos mercados

A consciência ambiental dos consumidores portugueses é cada vez maior e está bem patente na crescente procura por produtos sustentáveis.

Segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG), a maioria dos portugueses está disposta a pagar 10% mais por produtos comprovadamente sustentáveis e tem maior tendência a confiar em empresas que apostam, por exemplo, na utilização de materiais reciclados, em menos embalagens e na compensação das emissões de carbono.

Deste modo, ao incluir práticas ambientalmente responsáveis na sua organização, será compensado não só com mais vendas, mas também com a conquista de novos mercados consumistas.

5. A importância da inovação sustentável no crescimento empresarial

Como já referimos, os negócios verdes, isto é, as empresas que apostarem numa gestão assente em boas práticas ambientais, conseguirão atrair mais clientes, conquistar novos mercados, reduzir custos operacionais e ganhar competitividade num mercado cada vez mais desafiante, resultando, por conseguinte, no seu crescimento.

6. Benefícios fiscais e apoios para empresas sustentáveis

Além da isenção do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do apoio financeiro na aquisição de veículos 100% elétricos para a sua empresa, se o seu negócio apostar seriamente na sustentabilidade, poderá ter acesso a vários apoios estatais, tais como:

  • O “Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa” (relativo à transição para uma economia de baixo carbono);
  • O “Empresas 4.0” (relativo à digitalização das empresas).

Poderá beneficiar ainda de outros componentes ligados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entre os quais se contam a utilização de matérias-primas de origem florestal e a produção de hidrogénio e de outras energias limpas.

7. Inclusão de colaboradores em boas práticas ambientais

Toda e qualquer estratégia que pretenda sublinhar o compromisso da empresa para com a sustentabilidade deve envolver os trabalhadores, já que, para além de serem embaixadores da organização, são também consumidores.

Esta é uma razão mais do que suficiente para que se preocupe em formar e envolver os trabalhadores da sua empresa em práticas ambientais responsáveis.

8. Aumento da competitividade através da sustentabilidade

Ao implementar práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), a sua empresa poderá otimizar os recursos utilizados, inovar nos processos, obter uma melhor gestão de risco e antecipar alterações legislativas futuras, tornando-a mais eficiente e competitiva a longo prazo.

9. Preparação do negócio para as exigências do futuro

Atuar já para colher depois. É desta forma resumida que podemos definir o investimento na sustentabilidade das empresas.

Além de permitir ao seu negócio alinhar-se com as necessidades dos consumidores e escapar a sanções pelo incumprimento da legislação vigente, a aposta em soluções mais sustentáveis permitir-lhe-á preparar-se para as exigências futuras e reduzir custos relacionados com a transição verde que acabará por se tornar obrigatória.

10. Sustentabilidade como parte da responsabilidade social da empresa

A perceção não é tudo; são necessários um compromisso e um investimento sério e regular do seu negócio, se o seu intuito é assumir-se como uma empresa responsável.

Tal deverá passar pela chamada responsabilidade social, isto é, um conjunto de ações que não só valorizem o negócio, mas que também melhorem a vida da comunidade em que o mesmo se insere, tais como optar por recorrer a fornecedores locais, fomentar a reciclagem através da formação comunitária ou incluir a população vizinha nas decisões estratégicas da empresa.

Partilhar este artigo

Artigos relacionados

7 Inovações Tecnológicas para 2026

7 inovações tecnológicas para 2026: dos pagamentos à segurança online

Ler artigo

Como implementar a gestão de risco ESG na sua estratégia de negócios?

Como integrar a Gestão de Risco ESG para promover a sustentabilidade do seu negócio

Ler artigo

Quais são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU?

Quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável?

Ler artigo

Todas as soluções de pagamento vão dar ao seu negócio

pt_PTPT_PT