Comunicar Saldos: como proceder no seu negócio físico e online

Importantes na faturação dos negócios portugueses e no escoamento das suas coleções antigas, as épocas de saldos têm novas regras na forma como devem ser comunicadas.

Assim é, que o governo passou uma alteração legislativa que, entre outras coisas, vai obrigar a que o desconto tenha de ser feito sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos últimos 30 dias, ou que os saldos só podem ocorrer em 124 dias por ano, seguidos ou interpolados.

Novas regras de saldos e promoções

Para que nada falhe nestas épocas tão importantes para a saúde financeira do seu negócio, explicamos-lhe tudo o que mudou a partir de agora, para que possa fazer a sua comunicação de saldos sem que as multas lhe batam à porta.

  • Definição do que pode ser “saldo” ou “promoção”

A nova lei vem exigir que o retalhista só possa fazer a comunicação de saldos, promoções ou qualquer redução de preço, se o desconto for aplicado sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos últimos 30 dias consecutivos na mesma loja.

Traduzindo, na prática deixa de ser possível usar a estratégia de aumentar os preços pouco antes dos saldos/promoções para depois aplicar o desconto.

Já nos casos em que os produtos não estavam à venda na loja, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) explica que “os produtos não comercializados anteriormente pela loja só podem ser alvo de promoções (isto é, não podem ser vendidos em saldos) e o desconto tem de corresponder à diferença entre o preço praticado durante o período de redução e aquele a praticar após o seu término“.

  • Proibição de saldos de produtos novos

Outra das alterações que a nova legislação sobre saldos, promoções e liquidações vem impor, é a impossibilidade de os retalhistas colocarem em saldos/promoções os produtos novos em loja. Ou seja, os produtos que chegaram à loja durante o período de saldos/promoções ou no mês anterior não podem ser vendidos com descontos.

  • Período de saldos e promoções

Os saldos só podem ocorrer em 124 dias por ano, seguidos ou interpolados. Sobre as promoções, os retalhistas têm liberdade para decidir quando e durante quanto tempo as vão realizar.

  • Compras Online

À semelhança do que ocorre em loja física, quem comprar um produto numa loja online em saldo, pode, de igual forma, devolvê-lo, tenha ou não defeito. Segundo a DECO, “as compras virtuais contam com o chamado “direito ao arrependimento”. Sem que precise de justificar o motivo de arrependimento e desde que respeite o prazo de 14 dias, o consumidor tem o direito a arrepender-se do produto comprado e a devolvê-lo, recebendo o seu dinheiro de volta”.

  • Garantia em caso de defeito

Desde 1 de janeiro de 2022 que entraram em vigor as novas regras relativas à garantia dos bens móveis. Assim, importa relembrar que o direito à garantia legal passou para três anos. Se o consumidor encontrar algum defeito pode exigir a troca do produto dentro desse período.

  • Aplicação de multas

Quem não cumprir com as novas regras arrisca-se, segundo a DECO, “a uma coima de 250 a 3700 euros, no caso de pessoas singulares, e de 250 a 30 000 euros, tratando-se de pessoas coletivas“.

Prepare o seu negócio para os saldos de verão

Para além de cumprir com as novas regras relativas à comunicação de saldos, o seu negócio terá que se preparar, igualmente, para um grande fluxo de consumidores e pagamentos. Como?

Dando uma especial atenção aos meios de pagamento que fornece aos seus clientes, independentemente se detém uma loja física ou online, ou ambas.

Comecemos pelos Meios de Pagamento Contactless, um dos mais utilizados pelos consumidores portugueses.

  • Meios de Pagamento em Loja Física

De acordo com o mais recente relatório REDUNIQ Insights, nos últimos seis meses, cerca de 3 em cada 4 compras com cartão (74%) foram efetuadas utilizando a tecnologia contactless e o peso dos pagamentos por TPA, com recurso a meios contactless, representa já 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ – mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.

Para além de comprovar a gradual consolidação dos pagamentos sem contacto e uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables, estes dados colocam em plano de destaque, uma vez mais, a importância dos negócios equiparem as suas lojas com terminais de pagamento com tecnologia contactless.

De modo a acomodar esta tendência nos pagamentos presenciais, a REDUNIQ coloca ao dispor dos negócios físicos o TPA Android REDUNIQ Smart com contactless. Para além de permitir pagamentos por cartão ou smartphone, com contactless, chip, MB Way, Apple Pay e Google Pay, este terminal Android oferece aos negócios a possibilidade de reduzirem o tempo de espera e, consequentemente, o tamanho das filas, bem como de desenvolverem apps à sua medida, e ajustadas às necessidades dos seus clientes, no próprio TPA, conferindo a toda a sua estrutura empresarial um mobilidade e flexibilidade inigualável.

  • Meios de Pagamento Online

Com uma boa parte dos negócios com loja física a terem uma extensão no mercado digital e muitos outros a operarem unicamente online, torna-se igualmente importante oferecer aos milhares de portugueses que fazem compras através de plataformas e-commerce meios de pagamento online adaptados aos novos hábitos de consumo.

Neste domínio, a REDUNIQ desenvolveu soluções simples e seguras para a aceitação de pagamentos e-commerce adaptadas às necessidades específicas de cada negócio online. São eles o REDUNIQ@Payments e o REDUNIQ E-Commerce.

REDUNIQ@Payments

Destinada a negócios que pretendam receber pagamentos online de forma simples e rápida, o REDUNIQ@Payments é uma solução chave na mão que permite receber pagamentos por WhatsApp, e-mail e SMS, e através de cartões Multibanco, Visa e Mastercard, por referência Multibanco ou MB Way.

De forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Quando receber o link, o cliente só tem de clicar e será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ, garantindo, deste modo, que o negócio não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

Vantagens:

  • Pagamentos online por WhatsApp, E-mail ou SMS (emissão de link de pagamento através do portal da REDUNIQ);
  • Pagamentos à distância rápidos (pode despoletar pagamento imediato para o telemóvel do cliente);
  • Sem necessidade de ter um site ou de integração com o site do comerciante (dado que o portal é da REDUNIQ), o que simplifica todo o processo em termos de tempo e custos;
  • A página de pagamento reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste do comerciante;
  • Sem mensalidade, sem receita mínima (paga só as taxas dos pagamentos efetuados) e sem custos fixos.

REDUNIQ E-Commerce

Para além de permitir que o site aceite pagamentos online com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard, por referência Multibanco e MB Way através de um processo de integração simples, o REDUNIQ E-Commerce é uma solução que, entre outras vantagens,  não só proporciona ao seu negócio uma melhor gestão das vendas online realizadas, como lhe garante o registo dos dados de cartão do cliente (tokenização) para que, em compras futuras, este não se veja obrigado a introduzir novamente essa informação, o que torna o one click shopping uma realidade.

Tudo se processa de forma extremamente simples. No momento do pagamento, o cliente é direcionado para uma página de pagamento da UNICRE onde terá que inserir os dados do seu cartão para que o banco emissor faça a sua validação. Uma vez validado, o dinheiro será creditado na sua conta do em apenas dois dias úteis após a data da transação. De sublinhar que, durante todo o processo, nunca terá acesso aos dados bancários do cliente.

Vantagens:

  • Permite-lhe aceitar pagamentos online com cartões dos principias sistemas emissores internacionais (Visa e Mastercard) e fazer a gestão das vendas realizadas;
  • Integração simples e rápida que conta com o acompanhamento técnico da equipa de especialistas REDUNIQ;
  • Não tem custos de adesão;
  • Oferta da mensalidade;
  • Permite o registo dos dados de cartão do cliente, para que em compras futuras não seja necessário introduzir novamente os dados – one click shopping;
  • Possibilidade de integração com os principais shopping carts do mercado;
  • Visão integrada de todo o negócio, com acesso a reports e análise de performance;
  • Maior Segurança: as transações são verificadas e validadas sempre pelo banco emissor e o comerciante nunca tem acesso aos dados bancários do cliente.