Com a democratização do acesso à Internet e o advento do comércio eletrónico, milhares de pessoas e empresas viram neste canal mais uma forma de colocarem à disposição de um público mais alargado os seus produtos e serviços.
Basta uma rápida pesquisa por sites e marketplaces para um consumidor perceber que, sem sair de casa, pode encomendar comida, comprar roupa, adquirir um novo carro, fazer uma formação ou obter explicações sobre uma determinada matéria.
Apesar de as aulas por videoconferência terem, grosso modo, findado, o canal online continua a ser de extrema importância para quem quer fazer uma formação ou, como referimos obter explicações.
Se é especialista em alguma matéria (Biologia, Química, Inglês, Português, Matemática, etc.) e gostaria de rentabilizar os seus conhecimentos oferecendo explicações online, este artigo é para si.
Ao longo das próximas linhas vamos ajudá-lo a começar um negócio online de explicações e, mais importante do que tudo, a ter sucesso na área.
Como dar explicações online e ter sucesso?
Para começar a dar explicações online é importante, antes de mais, que domine profundamente uma determinada matéria e, se possível, que tenha formação superior na área, pois isto dar-lhe-á algo que extremamente importante na captação de clientes: sabedoria.
Ultrapassada esta parte, há que meter mãos à obra e começar por:
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Definir o público-alvo
Com as matérias a lecionar bem estruturadas, é importante definir a quem é que vai dar explicações: Só alunos do ensino básico? Só alunos do Secundário? Só alunos do Ensino Superior? Todos?
Isto é importante pois vai ajudá-lo a estruturar a abordagem pedagógica mais correta e as estratégias de marketing com que pretende captar clientes.
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Definir se quer dar explicações de forma independente ou fazer parte de um centro de explicações
As grandes diferenças entre uma e outra opção estão na liberdade para definir preços e horários, já que em termos legais terá sempre que abrir atividade nas Finanças para poder faturar os seus serviços (dificilmente um centro de estudos lhe dará um contrato).
No momento de abrir atividade, escolha o CAE 85593 – Outras Atividades Educativas.
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Definir em que plataforma online irá dar explicações
A escolha da plataforma online onde dará as explicações deve obedecer a alguns critérios, tais como, funcionalidades, opções de partilha de ecrã, qualidade do áudio e do vídeo, segura e o mais abrangente possível, isto é, que seja a mais utilizada pela público.
Entre as mais conhecidas do mercado encontram-se o Zoom, o Skype e o Gogle Meet. Existem ainda plataformas especializadas em ensino online (Aula Digital, por exemplo), mas muitas delas são pagas.
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Escolher o método de pagamento mais adequado
Melhor do que fazer aquilo de que gosta, é receber por isso.
Pela natureza das explicações online, muito semelhante à natureza de quem vende online através de marketplaces, é necessário oferecer aos seus alunos soluções de pagamentos online não só ajustados com o negócio, mas, sobretudo, com os hábitos de consumo dos clientes.
Neste ponto, é importante sublinhar que, em Portugal, de acordo com o Barómetro E-Commere da Marktest, os meios de pagamento online preferidos dos portugueses são as referências multibanco, o MB WAY e as carteiras digitais, nomeadamente a Apple Pay e a Google Pay.
Para oferecer estes e outros meios de pagamento online aos seus clientes e receber o fruto do seu trabalho de forma simples e segura, a REDUNIQ dá uma ajuda através da sua solução chave na mão REDUNIQ@Payments.
Nascida da vontade de simplificar e diversificar o trabalho de quem vende online produtos e serviços, a solução REDUNIQ@Payments vai permitir passar a aceitar, de forma segura, pagamentos por link através do e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou por cartões Visa e Mastercard.
Sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração, através de acesso a uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, o seu negócio vai poder cobrar por link de pagamento, isto é, criar um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente que, por sua vez, será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, a segurança de toda a operação.
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Preparar materiais e estabelecer horários flexíveis
Para que as explicações online decorram da melhor forma, é importante munir-se de material didático adequado que lhe permita desenvolver aulas estruturadas e atraentes.
De modo a cativar os alunos, organize o conteúdo de forma clara e forneça-lhes exercícios práticos e materiais de apoio vídeo.
Em termos horários, estabeleça um horário que se adeque ao horário escolar dos alunos, para que evite desistências ou conflito com as aulas na escola. Neste caso, flexibilidade horária pode significar mais alunos e maximização do seu próprio tempo.
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Marketing e Promoção
Para poder obter rentabilidade com as suas explicações online, é necessário que consiga captar o maior número possível de alunos.
Felizmente, o canal online fornece, de forma simples e barata, largos meios de marketing e promoção, tais como:
- Ter uma página nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo, como é o caso do TikTok, Instagram e Twitter, onde partilha de dicas, materiais de apoio e vídeos explicativos;
- Crie um blog de apoio onde escreva e partilhe artigos sobre a matéria que leciona;
- Aposte em SEO (Search Engine Otimization) para colocar o seu blog nos primeiros lugares dos motores de busca, faça e-mail marketing e ofereça promoções;
- Procure estabelecer parcerias com as escolas da sua zona de modo a promover os seus serviços junto dos alunos.
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Oferecer uma aprendizagem personalizada
As explicações online dão-lhe a hipótese de trabalhar a aprendizagem com os alunos de uma forma mais personalizada, por isso, é importante que se adapte às necessidades de cada um deles oferecendo-lhes um método de ensino mais interativo e materiais de apoio, especialmente multimédia, que vão ao encontro das suas dificuldades.
De forma a melhorara a atenção e diminuir a desmotivação, um dos grandes problemas por detrás das dificuldades de aprendizagem, utilize técnicas de motivação e gratificação que podem passar por estabelecer metas a atingir em determinado tempo como se de um jogo se tratasse.
De forma a melhorar o seu trabalho, peça aos seus alunos feedback das suas explicações.