Como aumentar o ticket médio de um restaurante?

As notícias da morte da Restauração foram claramente exageradas. Apesar das dificuldades que o setor enfrentou e ainda enfrenta decorrente da pandemia, a verdade é que a Restauração soube reinventar-se e dar ao cliente o conforto e segurança que o fizesse voltar a frequentar os seus espaços.

Prova disto mesmo são os números recentemente divulgados pelo relatório REDUNIQ Insights em que se pode perceber que a faturação total da Restauração, depois de um 2020 “para esquecer”, cresceu 59% em 2021 quando em comparação com o período homólogo do ano anterior.

Evolução Mensal da Faturação Setor Restauração

De acordo com o relatório, este valor tão positivo da performance desta categoria pode ser explicado pelo quase integral processo de desmaterialização de pagamentos, quer em cafés quer em restaurantes, mas também pelo aumento do número de terminais de pagamento.

A necessidade dos negócios de restauração introduzirem meios de pagamento alternativos nos pontos de venda é apenas uma das respostas possíveis à pergunta “como aumentar o ticket médio de um restaurante”, mas existem mais fatores. Venha conhecê-los:

Como aumentar o ticket médio de um restaurante?

Aposte em terminais de pagamento contactless

Entre os meios de pagamento alternativos que mais podem contribuir para aumentar as vendas do restaurante encontra-se, sem qualquer sombra de dúvida, o contactless. Apoiando-nos novamente no relatório REDUNIQ Insights sobre o panorama das transações em Portugal, verifica-se que o peso dos pagamentos contactless na faturação dos negócios tem vindo a crescer mês após mês.

Se, em janeiro de 2020, a tecnologia contactless era responsável por 10% da facturação total dos negócios portugueses, em dezembro último esta percentagem alcançava já os 53%, enquanto as transações realizadas através desta tecnologia atingiam os 71%, percentagens que, como se percebe, acabam por ter um impacto tremendo no ticket médio do restaurante (valor médio gasto pelo cliente em cada compra).

Contactless

A pergunta “aceita contactless?” tornou-se, ao longo da pandemia, uma das questões mais usuais feita pelos consumidores nos negócios abertos ao público e os restaurantes não foram excepção. E porquê?

Pela maior rapidez, segurança e higiene (cartão/smartphone e terminal não se tocam) no decorrer da transação, os pagamentos contactless entraram rapidamente e em força nos hábitos de consumo dos portugueses fazendo com que os restaurantes e outros negócios que disponibilizam TPA Contactless sejam mais atrativos aos olhos e carteira dos clientes.

→ Ver Infográfico: Pagamentos Contactless e o impacto do Covid-19

Do lado dos empresários da restauração, a adopção de meios de pagamento contactless acaba por permitir-lhes responder de forma mais eficaz à pergunta “como aumentar as vendas do restaurante”, uma vez que gera mais vendas devido à redução do tempo de espera, melhor gestão da tesouraria (redução de custos com o manuseamento de dinheiro) e um atendimento mais personalizado, dado que alguns terminais já possibilitam registar e confirmar os pedidos dos clientes.

Este é o caso do inovador terminal de pagamento automático AndroidREDUNIQ Smart que, além de permitir que uma loja física aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios da restauração na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app WinRest e a ZS Rest, ficam com a possibilidade de apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e integrarem o seu software de faturação com o TPA garantindo, deste modo, a gestão do negócio num único terminal de pagamento automático.

Crie promoções sazonais

As promoções são uma estratégia clássica de atração de clientes e o melhor de tudo é que, na maioria dos casos, resultam. Além das ações promocionais em datas comemorativas, escolha os dias menos movimentados da semana para disponibilizar descontos e ofertas especiais.

Procure, de igual modo, alargar as promoções aos produtos sazonais de cada estação do ano, uma vez que isto irá não só proporcionar uma experiência diferente aos seus clientes e despertar o sentido de urgência, uma vez que a disponibilidade dos produtos é por tempo limitado.

Utilize técnicas de Customer success

Na prática, as técnicas de Costumer Success estão ligadas à satisfação dos seus clientes e são aplicáveis desde o momento em que o cliente entra na porta do seu estabelecimento até ao pós-venda. Lembre-se que a melhor forma de melhorar a experiência de consumo e gerar mais vendas passa por acompanhar e ouvir o que os seus clientes têm a dizer sobre o serviço do restaurante.

Eis algumas técnicas que fazem parte da estratégia de Customer Success e que pode começar imediatamente a implementar no seu restaurante:

  • Pesquisas elaboradas: incentive, através de uma oferta ou desconto, os seus clientes a partilharem consigo os pontos positivos e negativos do serviço que encontraram no restaurante.
  • Analise os dados: da análise do dados recolhidos através da técnica anterior e que se esperam que sejam os mais realistas possíveis, vai poder ter uma visão mais concreta do que tem de mudar para providenciar uma experiência de consumo mais apelativa aos seus clientes e potenciais clientes, já que no negócio da restauração o “passa palavra” é extremamente importante na captação de novos clientes.
  • Crie uma jornada de compra: depois da análise dos dados, pense a fundo em como criar (ou melhorar) a jornada de compra do cliente no seu restaurante. Além da reformulação dos pratos do menu, esta jornada deve passar igualmente pela decoração do ambiente, os sons e cheiros, o atendimento e todos os demais elementos que compõem a experiência de consumo dentre de um restaurante.

Diversifique os seus menus

Os pratos presentes no menu são, sem grande margem de erro, a principal motivação por detrás de uma ida a um restaurante.

Com a garantia de qualidade dos pratos sempre em cima da mesa, pondere fazer alterações ao menu de modo a captar novos clientes e proporcionar novas experiências para os clientes habituais fomentando, deste modo, o aumento das vendas.

Se não tem a certeza dos pratos que obterão melhores resultados, teste-os junto dos seus clientes habituais e faça ajustes de acordo com as suas respostas.

Crie programas de fidelidade

Como reter é tão difícil como conquistar novos clientes, a criação de programas de fidelidade é sempre uma boa estratégia de valorização dos clientes assíduos.

Por exemplo, do seu programa de fidelidade pode fazer parte a oferta de uma refeição em cada 10 refeições de valor X. Sabendo, de antemão, o ticket médio de cada cliente seu, estipule um valor que não seja, simultaneamente, muito baixo que lhe cause prejuízo nem um valor muito alto que gere frustração junto dos clientes pela dificuldade que encontram em atingir o valor por refeição que lhes dê direito a um almoço ou jantar gratuito.

A principal vantagem dos programas de fidelidade é que não terá que se preocupar em aumentar a sua base de clientes para faturar mais, uma vez que o crescimento do ticket médio virá do consumo extra que os seus clientes habituais irão realizar de modo a obterem, por exemplo, uma refeição gratuita.

Trabalhe com encomendas online

As compras online entraram definitivamente no léxico e nos hábitos de consumo dos portugueses. Se o seu objetivo é aumentar o ticket médio do seu restaurante pondere, se ainda não o faz, receber encomendas de comida online e entregar as refeições ao domicílio.

Isto não só ajudará o restaurante a conquistar novos clientes, como também é importante na fidelização dos clientes habituais que por uma ou outra razão não querem ou não podem deslocar-se até ao estabelecimento físico.

Pode rentabilizar ainda mais este serviço de encomendas online se criar menus especiais com desconto para esta modalidade já que estes podem ser um poderoso atrativo de novos clientes.

De modo a não só facilitar o contacto com os seus clientes, como também agilizar os pagamentos online de quem trabalha com encomendas online, a REDUNIQ disponibiliza ao setor da restauração o REDUNIQ@Paymentes, uma poderosa ferramenta que vai ajudar o seu restaurante a aumentar o ticket médio.

Para além de não ter custos de adesão, custos fixos ou mensalidade, esta solução pronta a usar não exige integração, permitindo-lhe receber pagamentos à distância por e-mail, SMS ou WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou com cartões Visa e Mastercard.

O modo de funcionamento desta solução é simples, o seu cliente contacta-o com um pedido/encomenda (por telefone, e-mail ou redes sociais). Anotada a encomenda, com o REDUNIQ@Payments pode emitir imediatamente um pedido de pagamento, através de um link (via e-mail, SMS, ou por WhatsApp) e proceder à entrega da encomenda ao seu cliente, com a segurança que o pagamento está garantido já que irá receber uma notificação com o comprovativo que a transação se efetuou.

→ Leia também: Restauração inaugura uma nova era no serviço ao cliente

Maximize a sua oferta

Com o crescimento do número de pessoas que, por exemplo, adoptam dietas alimentares vegetarianas/veganas ou que procuram uma alimentação mais saudável ou funcional torna-se importante para os restaurantes tradicionais adaptarem-se a esta nova realidade através da inclusão de algumas opções no seu menu para não perderem vendas.

Para além de servir a um leque mais abrangente de clientes, esta maximização da oferta presente no seu menu vai acabar por gerar um ticket médio mais elevado, uma vez que o preço dos pratos destes regimes alimentares não tradicionais são, por norma, mais elevados.