Tendências nos Negócios em 2023

Depois de dois anos influenciados pela pandemia que trocaram as voltas ao tecido económico português fazendo acelerar a ligação dos negócios com o mundo digital, no novo ano a tendência é para que isto se acentue e aprofunde, mas não só.

Como temos vindo a experienciar, a inflação decorrente da interrupção e/ou instabilidade nas cadeias de fornecimento, em especial na fase de entrega do produto primário, serão fatores com os negócios terão de lidar em 2023 fazendo com que os preços de produção e venda sofram mais aumentos.

Estes são apenas dois exemplos de tendências que marcarão o novo ano e com que os negócios terão de lidar, mas há mais.

Venha conhecer as cinco principais tendências que irão marcar o ano de 2023 nos Negócios.

Principais tendências de negócios em 2023

  • Aprofundamento da transição digital

Apesar de já se encontrarem presentes em vários negócios, tecnologias vanguardistas como a IA (Inteligência Artificial), a Realidade Virtual/Aumentada, o blockchain, a Internet of Things (IoT) ou as redes 5G, é de esperar que, em 2023, estas sejam incorporadas pelas empresas de uma forma mais estruturada e passem a atuar como um só corpo e não como elementos avulsos e isolados.

Assim, ao invés de meras organizações que incluem tecnologias inovadoras nos seus processos, podemos ter o advento das chamadas “empresas inteligentes” onde os sistemas trabalham em rede de forma a simplificar e trazerem maior rentabilidade ao processo de produção, logística, marketing, venda e assistência ao cliente pré e pós-venda.

No caso especifico do cliente final, a simplificação deste tipo de processos e inclusão da análise dados, deve dar origem a produtos e serviços que estejam ao serviço das necessidades e hábitos de consumo dos consumidores e eliminem as barreiras existentes.

Por exemplo, no caso dos pagamentos online, um dos processos que mais transtorno causa às empresas que operam no comércio eletrónico, a REDUNIQ apostou no desenvolvimento de uma solução de pagamentos que não só proporciona um checkout simplificado ao cliente, como oferece aos negócios que vendem através das redes sociais ou sem site, uma forma segura de aceitarem pagamentos por link através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard.

Criado a pensar em quem pretende vender online sem site (marketplaces, redes sociais, etc.), o REDUNIQ@Payments é uma solução “chave na mão” intuitiva e sem necessidade de integração que disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio pode cobrar por link de pagamento.

Quando o cliente recebe esta ordem de pagamento por link, este só tem de clicar para ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o retalhista digital não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

  • Disrupções na cadeia de fornecimento e inflação

Depois de a pandemia ter causado algumas disrupções na cadeia de fornecimentos, especialmente nas matérias-primas vindas da China, a guerra na Ucrânia e as sanções económicas à Rússia, um dos principais produtores de gás natural e componentes eletrónicos do mundo, estão a provocar uma grande dor de cabeça aos países e empresas um pouco por todo o mundo.

Isto acaba por resultar em políticas protecionistas que limitam ainda mais o fornecimento de matérias-primas que são essenciais à laboração de inúmeros negócios e num retraimento do consumo devido à inflação que se irá, necessariamente, repercutir nos preços dos produtos vendidos ao público.

Ainda sem grandes perspetivas de alteração deste status quo para os próximos meses, recomenda-se que os negócios procurem não só identificar riscos de disrupções nos seus fornecedores, mas também ponderarem procurar fornecedores alternativos e apostarem na autossuficiência (tanto quanto possível, note-se) com recurso às tecnologias digitais e a fontes de energia renováveis.

  • Aposta numa jornada de compra mais imersiva para o cliente

Já afloramos o tema no primeiro ponto deste artigo, mas a necessidade de agilizar e aprimorar a jornada de compra do cliente é, por si só, uma das grandes tendências para 2023.

Isso não passa, como vimos, apenas pela introdução de meios de pagamentos adequados aos hábitos e necessidades dos consumidores ou pela qualidade e preço dos serviços e produtos disponibilizados.

Coisas tão diversas como implementação de chatbots que ajudem o cliente durante a jornada de compras, introdução de realidade aumentada no display dos produtos e plataformas de atendimento e suporte disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, durante e após a venda, serão fundamentais para o sucesso de um negócio em 2023.

Esta maior imersão e interatividade serão ainda impulsionadas pelo disseminação do metaverso, universo paralelo virtual onde os consumidores poderão não só interagir com as marcas e outros consumidores, como também, por exemplo, experimentar roupa ou calçado nos seus avatares num camarim virtual antes de a comprar no mundo real.

  • Compromisso social e ambiental

Consumidores e investidores estão mais exigentes o que, entre outras coisas, significa que dão preferência a negócios com um sólido compromisso social e ambiental.

Em virtude disto, uma das principais tendências de negócios para 2023 é o investimento em práticas e processos ambientais e socialmente conscientes e transparentes, tais como,

  • redução do recurso a combustíveis fósseis
  • aposta em produtos recicláveis
  • a adopção de princípios de comércio justo em que se assegura que todos os intervenientes na cadeia de produção são remunerados justamente
  • a introdução da economia circular em que se assegura ao cliente final de que em todas as etapas de produção os impactos negativos para a sociedade e meio ambiente são mitigados.