REDUNIQ Insights: dados analíticos para apoiar o crescimento do seu negócio

Hoje em dia, não basta que um negócio ofereça bons produtos/serviços a preços competitivos para conquistar mercado.

Em plena era de transformação digital, ter um negócio de sucesso implica conhecer a fundo o cliente e as suas necessidades e tendências de consumo, bem como a concorrência, de modo a antecipar fenómenos e oferecer um serviço que se consubstancie numa proposta de valor acrescentado.

Como consegui-lo? Através dos dados.

Dados de Retalhistas em Portugal com o REDUNIQ Insights

Seja num cenário macro onde, por exemplo, uma organização tenta perceber qual a área geográfica onde os consumidores estão mais abertos aos seus produtos/serviços, seja num cenário micro onde o cruzamento dos registos internos com os dados gerados possibilita adquirir informações valiosas sobre o seu público-alvo e monitorizar tendências, os dados são a base de uma administração empresarial de sucesso que possibilita o crescimento dos negócios.

Apesar da sua importância para a estruturação e crescimento dos negócios, para ciclos de vendas mais complexos onde são produzidas grandes quantidades de dados oriundos de fontes diversas, a organização e transformação dos dados em bruto em informações válidas que possam ser devidamente analisadas e utilizadas nas tomadas de decisões é necessário o auxílio de ferramentas de análise que o façam de forma efetiva e proveitosa.

Esse é o caso do REDUNIQ Insights, solução de conhecimento que disponibiliza toda a informação analítica relevante para os seus clientes com base em informação do retalho nacional, suportando empresas na geração de insights na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio.

REDUNIQ Insights: dados analíticos para apoiar o crescimento do seu negócioDesenvolvida no seio da REDUNIQ, maior rede de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros em Portugal tendo transacionado 20,4 mil milhões de euros em compras em 2021, num total de 600 milhões de transações, o REDUNIQ Insights tem acesso privilegiado a informação detalhada sobre os perfis de consumo realizados em estabelecimentos servidos pela rede REDUNIQ.

Como já referimos, a antecipação de tendências que este tipo de relatórios oferece às empresas é uma enorme vantagem competitiva, uma vez que o tratamento dos dados de mercado possibilitam-lhes conhecer melhor quem são os “seus” consumidores.

Quem são os consumidores, onde vivem, quais os produtos que mais compram ou saber quem está a consumir produtos semelhantes aos que a sua empresa disponibiliza, a quem deve comunicar ou comparar o negócio com o setor em geral, são alguns dos elementos fundamentais ao crescimento de uma empresa que a REDUNIQ Insights lhe vai permitir conhecer e, a partir daí, gizar estratégias que possibilitem à sua empresa crescer.

REDUNIQ Insights – a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ

Tomemos como exemplo o último relatório REDUNIQ Insights relativo à performance do retalho nacional durante o o Verão.

Neste relatório, é possível obter informações, extraídas dos dados dos retalhistas em Portugal, sobre âmbitos tão diversos como a evolução da faturação dos negócios nos meses de Verão deste ano e compará-la com o período homólogo de 2021, gasto médio dos consumidores por compra (ticket médio), desempenho dos diversos setores do retalho nacional, evolução da faturação com cartão alcançada (portuguesa e estrangeira), desempenho do retalho e do turismo por região geográfica ou os hábitos de pagamento dos consumidores.

A destacar deste relatório, em que o consumo estrangeiro em Portugal disparou mais de 80% no período em análise, temos,

  • Faturação por via de cartões estrangeiros impulsiona a performance dos negócios em Portugal, que, no seu total, registaram este Verão um aumento de 32,2% face ao período homólogo.
  • França representa a maior fatia de faturação estrangeira em Portugal, com 18% desse total. Atrás desta estão o Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos e Espanha.

Depois de um primeiro semestre em que o turismo impulsionou uma subida de 45% da faturação com cartões nacionais e estrangeiros, em comparação com o período homólogo, a recente época de férias mantém a mesma tendência de recuperação, com a faturação por via de cartões nacionais a aumentar 19,6%.

Contudo, foi o regresso dos turistas estrangeiros ao território nacional que proporcionou uma melhor performance dos negócios portugueses, tendo a faturação dos negócios por cartões estrangeiros aumentado 82,5% no período entre 1 de julho e 15 de setembro, quando comparado com o mesmo intervalo de 2021.

Relativamente à origem dos turistas que mais contribuíram para o crescimento da faturação total estrangeira, destacam-se os seguintes,

  • França com 18%
  • Reino Unido 14%
  • Irlanda 11%
  • Estados Unidos 10%
  • Espanha 9%

Estes números vão ao encontro das estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal (BdP), revelando que em julho houve um aumento de 205,6% no número de dormidas estrangeiras em Portugal, quando comparado com o período homologo.

Quanto ao valor médio de compra, destacam-se,

  • os irlandeses com uma média de 112€ por transação
  • os americanos com uma média de 71€ por transação
  • os ingleses com uma média de 48€ por transação
  • os franceses com uma média de 46€ por transação
  • os espanhóis com uma média de 40€ por transação

Segundo Tiago Oom, Diretor Comercial da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insightsdestaca três principais fatores para explicar os números apresentados,

“os resultados obtidos pelos negócios durante os meses de Verão são o reflexo de um conjunto de fatores impulsionadores do aumento da faturação. Desde logo, o facto de este ter sido o primeiro Verão sem a aplicação de restrições à circulação de cidadãos entre países derivado do controlo da pandemia de Covid-19, o que originou uma maior confiança dos consumidores (nacionais e estrangeiros) a regressar aos principais pontos turísticos do país. Em paralelo, Portugal está neste momento a colher os frutos de uma forte aposta, a nível de investimento e de promoção, no turismo, sobretudo para atrair o turismo externo. Por fim, o próprio cenário inflacionista tem promovido o aumento generalizado de produtos e serviços ligados ao setor turístico, o que acaba por também contribuir para o crescimento da faturação destes negócios”.

Também resultante do relatório da REDUNIQ Insights, foi analisada a performance dos diferentes setores de atividade. Considerando não apenas os cartões estrangeiros, mas também os nacionais, de forma geral houve um aumento na faturação nos negócios associados ao turismo, face ao período homólogo:

  • rent-a-car cresceu 85%
  • hotelaria cresceu 71%
  • restauração cresceu 50%

Para terminar, e analisando os distritos mais turísticos, em comparação com o mesmo período do ano passado, destacam-se:

  • Lisboa com 43% de crescimento da faturação total
  • Açores e Faro, ambos com 36% de crescimento da faturação total
  • Madeira com 32% de crescimento da faturação total
  • Porto com 28% de crescimento da faturação total

Ainda, Lisboa e Açores, são os distritos que apresentam uma maior variação no que diz respeito ao consumo estrangeiro, registando um aumento de faturação de 125% e 103% respetivamente.

Com recurso à REDUNIQ Insights, um negócio com várias lojas espalhadas por Portugal pode ficar a saber, entre outras coisas, qual a percentagem da faturação que em cada um dos seus espaços corresponde a pagamentos contactless – transações feitas mediante a aproximação de um cartão ou wearable a um TPA contactless, ou se a sua oferta de produtos e serviços está de acordo com a necessidades e expectativas dos clientes de determinada zona geográfica onde o seu negócio de retalho esteja implantado.