Quais as principais barreiras às compras online?

Ao longo dos últimos dois anos, as compras online têm experimentado um crescimento extraordinário em todo o mundo e Portugal não foi excepção.

De acordo com a Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa (ACEPI), em 2021, 52% dos cidadãos residentes em Portugal fizeram compras online, valor que representa um crescimento de sete pontos percentuais (p.p.) face ao ano 2020 e que se traduz na maior subida anual desde que esta informação é recolhida.

Contudo, apesar destes números evidenciarem o bom momento do comércio eletrónico, a verdade é que o aumento da utilização do e-commerce acabou por “destapar” uma série de problemas associados a este tipo de plataformas entre os quais se incluem meios de pagamento inadequados aos hábitos e necessidades dos consumidores, falta de optimização dos websites de comércio eletrónico para dispositivos móveis, processos de compra complicados e preocupação com a segurança e a privacidade dos dados.

Venha connosco conhecer em pormenor cada uma delas e a forma como o seu negócio online as pode ultrapassar:

Principais barreiras às compras online

Meios de pagamento inadequados

Segundo uma lista elaborada pela Associação de Economia Digital (ACEPI), os pagamentos por referência multibanco com 78% são os meios de pagamento mais utilizados pelos portugueses em compras online, seguido dos Cartões de Débito/Crédito com 68%, das transferências bancárias com 61%, do PayPal com 55% e do MB WAY com 50%.

Na análise desta lista, ainda uma palavra para o crescimento das carteiras digitais, caso da conta digital UNIBANCO, que já reúnem 21% das preferências nos pagamentos online, tendência em muito relacionada com a maior utilização do smartphone nas compras online.

A ausência de um ou mais deste tipo de soluções de pagamento online leva, invariavelmente, ao abandono por parte do cliente do seu carrinho de compras antes do check-out (finalização do ato de compra) e em perdas para o seu negócio.

→ Leia também: 5 formas de evitar carrinhos abandonados na era das compras online

De modo a que isto não aconteça e o seu negócio online ofereça os mais inovadores meios de pagamento online aos seus clientes, a REDUNIQ oferece-lhe duas soluções de pagamentos online: o REDUNIQ E-Commerce e o REDUNIQ@Payments.

Comecemos pelo REDUNIQ E-Commerce.

Para além de permitir à sua loja online receber pagamentos online com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo, esta solução não tem custos de adesão nem mensalidade, e ainda lhe permite adicionar o MB WAY e as Referências Multibanco aos meios de pagamento e-commerce que disponibiliza aos seus clientes.

Já se a sua ideia é vender online sem site através das redes sociais ou de marketplaces, o REDUNIQ@Payments é a mais indicada. Para além de não ter custos de adesão, custos fixos ou mensalidade, esta solução chave na mão não exige integração, permitindo-lhe receber pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY e por cartão, Visa e Mastercard.

Navegação do site complexa

Como já todos sabemos, o universo do e-commerce é bastante competitivo, bastando uma simples dificuldade para que o consumidor procure outro site para efetuar as suas compras. Uma das barreiras mais comuns encontradas pelos e-shoppers é a dificuldade em encontrarem o que procuram quando abrem o site.

De modo a assegurar que a navegação no seu site de e-commerce se faz da forma mais suave e simples possível, é importante que nele inclua opções de classificação, ranking e filtro, smart search (procura inteligente), bem como naming e agrupamento intuitivo de produtos. Para além de simplificarem a procura, estas ações fazem com que os compradores permaneçam no seu site.

Com cada vez mais consumidores a comprarem online através dos seus smartphones, torna-se essencial que optimize o seu website de e-commerce para dispositivos móveis.

Isto passa, por exemplo, por um design responsivo que veicule o mesmo código HTML no mesmo URL, independente do dispositivo que esteja (computador, dispositivo móvel ou tablet) que fará com que o site responda com base no tamanho da tela.

Dificuldade em visualizar o produto

Numa compra que se efetua à distância, a confiança é um elemento essencial. Deste elemento constam coisas tão diversas como a presença de vídeos, imagens e reviews nas páginas de produto do seu site que ajudam, sobremaneira, o consumidor na tomada de decisão.

Sem eles, os utilizadores acabam por navegar para outro website mais amplo, onde o risco de perder a venda aumenta. De modo a que isso não aconteça, pondere a inclusão de chatbots no auxílio ao atendimento ao cliente que podem, entre outras coisas, responder a perguntas sobre um produto ou discutir uma reclamação.

Aos chatbots junte, igualmente, tecnologias de visualização interativa de produtos que oferecem uma experiência tangível na sua loja online ao potencial cliente.

Ausência de comparadores de preços

A ausência de uma forma fácil de avaliar diferentes versões de produtos e compreender trade-offs de preço/valor levam milhares de consumidores a abandonarem as plataformas de e-commerce.

Uma possível solução para este problema passa, por exemplo, pela utilização de ferramentas de comparação side-by-side e, deste modo, dar aos consumidores toda informação de que necessitam de forma mais simples e rápida.

Taxas de entrega

As taxas de entrega influenciam fortemente a decisão de compra dos consumidores online. Uma boa forma de ultrapassar esta dificuldade é facultar entregas gratuitas ou estabelecer um valor mínimo de encomenda para entregas gratuitas.

Seja qual for a sua decisão, é importante que esta informação seja disponibilizada ao utilizador assim que o mesmo entra no site.

Inexistência de políticas de devolução e reembolso

A devolução de artigos e o reembolso continua a ser um quebra-cabeças para muitos consumidores levando-os a abandonar um site de e-commerce que não as tenha ou que as anunciem de forma pouco transparente.

Dar a conhecer a política de devolução e reembolso fará assim com que os consumidores tenham mais confiança no site e consequentemente, que tenha mais vendas.