Black Friday impulsionada pelos pagamentos contactless

72% dos pagamentos em loja física nas últimas Black Friday e Cyber Monday foram concretizados com recurso ao contactless, mais 609% do que aquilo que se registou em 2019. Esta é uma das conclusões de um estudo REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da REDUNIQ, sobre o impacto desta época de compras na faturação dos negócios portugueses que fica ainda marcada pelo crescimento das compras online e da faturação dos negócios em relação ao período pré-pandemia.

Ainda no domínio dos pagamentos contactless, da análise do infográfico verifica-se que o setor das Sapatarias lidera a tabela com o volume de transações sem contacto a atingirem um peso de 53% na sua faturação, mais 1565% do que em 2019. Em segundo lugar surgem as Perfumarias com 51% de faturação a partir de tecnologia contactless (+741% face a 2019) e em terceiro aparece a Moda com, igualmente, 51% mas um crescimento homólogo de 670%.

Black Friday Pagamentos Contactless E-commerce

Esta trajetória de crescimento na utilização de meios de pagamento contactless, embora digna de nota, não se pode considerar propriamente uma surpresa. Ao longo do último ano e meio, os pagamentos com tecnologia contactless têm vindo a assumir um peso cada vez maior na faturação total dos negócios portugueses como nos tem vindo a indicar os sucessivos relatórios REDUNIQ Insights.

Só em agosto deste ano, de acordo com um report REDUNIQ Insights publicado em setembro, os pagamentos contactless representavam 67% do total de operações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ, um valor que contrasta com os 4% de janeiro de 2019, e que vem comprovar a gradual consolidação dos pagamentos sem contacto, e até uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables.

Esta autêntica revolução na forma de pagar e receber de, respetivamente, consumidores e negócios, tem tido o auxílio da REDUNIQ que, através do desenvolvimento tecnológico de terminais automáticos de pagamento (TPA) ajustados às necessidades dos negócios e em linha com as preferências dos consumidores, está a ajudar a transformar o panorama do setor dos pagamentos em Portugal.

Na dianteira destes desenvolvimentos encontramos o terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart que, além de aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Para além de funcionar como TPA Contactless, esta solução REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app ZS Mobile um lojista pode registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet, enquanto com a WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA.

Ao crescimento do contactless, a Black Friday e Cyber Monday deste ano fica ainda marcada pelo aumento em 24% do peso dos pagamentos online na faturação dos negócios portugueses face a igual período de 2019. Em termos setoriais, é de realçar a área dos Eletrodomésticos & Tecnologia que registou um peso de 15% dos pagamentos online na sua faturação, mais 32% daquilo que se verificou no último ano antes da entrada da pandemia na nossa vida.

Faturação e Transações superam valores pré-pandémicos

Como referimos, não foi apenas o contactless ou as compras online a estarem em destaque na Black Friday e na Cyber Monday deste ano. Segundo os dados da REDUNIQ, o volume de Faturação dos negócios portugueses situou-se 28% acima do registado em relação a 2020 e 12% acima do encaixe obtido em 2019, último ano antes da pandemia.

Neste particular, é de registar a performance das Sapatarias e das lojas de Moda, setores onde a faturação ultrapassou os valores pré-pandémicos (2019) em, respetivamente, 15,21% e 9,08%. No lado oposto encontramos as Papelarias/Tabacarias e as Perfumarias que ainda se encontram longe da faturação de 2019.

Black Friday Faturação Setores

O estudo REDUNIQ Insights oferece-nos ainda uma interessante perspetiva sobre a faturação ao longo da semana que leva até à Black Friday e, posteriormente, à Cyber Monday. Confirmando as previsões, os consumidores optaram por antecipar as suas compras fazendo com que nos dias que antecederam a Black Friday, a faturação dos negócios portugueses tenha ultrapassado os valores de 2019. Curiosamente, as únicas excepções são a sexta-feira de Black Friday (-8% face a 2019) e o domingo antes da Cyber Monday (-4% face a 2019).

Black Friday Faturação Diária

Na mesma senda da Faturação, encontramos o valor total das transações efetuadas. Assim, da análise dos dados, verifica-se que o total de transações (em euros) cresceu 37% e 24%, face a, respetivamente, 2020 e 2019.