Apoios ao Empreendedorismo Feminino em Portugal

O Dia da Mulher não é apenas mais uma data simbólica.

Esta data é uma lembrança ativa da luta das mulheres de todo o mundo pela sua emancipação e direitos iguais em termos sociais, sexuais e laborais, em que a hegemonia dos homens tem sido amplamente desafiada por mulheres que, dando azo à sua faceta empreendedora, acabam por atingir o sucesso que muitos pensam estar apenas destinadas aos homens.

O que é o empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino envolve todas as iniciativas de cariz social, ambiental e empresarial realizadas por mulheres. Das profissionais liberais e criadoras de startups até às lideranças de grandes empresas, o empreendedorismo no feminino conhece formas distintas, mas todas elas acabam por serem benéficas para a economia e para a sociedade como um todo.

Com a inserção das mulheres nos negócios, as organizações se tornam mais diversas, inclusivas e inovadoras.

Percebendo a importância do empreendedorismo feminino, a REDUNIQ, marca UNICREinstituição financeira de crédito, não só apoia estes negócios através do desenvolvimento de meios de pagamentos online (REDUNIQ E-CommerceREDUNIQ@Payments) e meios de pagamento presenciais (TPA contactless de última geração) que auxiliam o empreendedorismo feminino digital, como apresenta, agora, uma série de programas de apoio ao empreendedorismo feminino em Portugal.

Apoios ao Empreendedorismo Feminino em Portugal

  • Programa FAME

Criado pelo Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal (IFDEP), o Programa FAME de apoio ao empreendedorismo feminino tem como grande objetivo apoiar mulheres a entrarem no mercado de trabalho através da criação de um negócio próprio.

O primeiro passo deste programa passa pela formação, onde as empreendedoras conceitos de gestão fundamentais para a construção de um negócio. Após a formação, as participantes entram na fase da consolidação do plano de negócios e a sua implementação. Caso terminem a sua formação com aproveitamento e o seu plano de negócios seja aprovado pelo IFDEP, o FAME vai disponibilizar-lhes um apoio financeiro.

  • AMEP

Além do Programa FAME, as empreendedoras portuguesas podem contar com a ajuda da Associação das Mulheres Empresárias em Portugal (AMEP) que se propõe através de estudos, conferências, seminários, protocolos celebrados com associações empresariais, protocolos celebrados com entidades bancárias e gabinetes de apoio jurídico e de projectos empresariais contribuir para a redução de todas as desigualdades que afectam as empresárias portuguesas enquanto mulheres e empresárias.

  • Projeto MINA

Sob a premissa de apoiar o empreendedorismo no feminino, a delegação do Porto da Cruz Vermelha colocou em marcha o projeto MINA, acrónimo para “Mulheres e Ideias, Negócios em Ação”.

Nascida com o objetivo de, através do empreendedorismo, minimizar de maneira criativa e eficaz a lacuna do emprego para mulheres no concelho do Porto, o MINA permite que mulheres desempregadas iniciem uma actividade empreendedora, geradora de rendimento e de autonomia que visa criar uma nova cultura de igualdade de oportunidades e de desenvolvimento sustentável.

O projecto Mina desenvolve-se em 4 fases:

  •  Formação empresarial – 316 horas;
  •  Consultoria – 100 horas por empresa;
  •  Prémio financeiro ao arranque da empresa;
  •  Criação de uma rede inter empresarial de apoio às empresas criadas.
  • WEgate

Criada pela União Europeia, o WEgate é uma plataforma onde as empreendedoras podem encontrar conselhos práticos de como criar e gerir uma empresa. Mas não só.

Para além de todos os materiais necessários para construir o seu caminho de empreendedora, como é o caso da formação, ajuda na procura de financiamento, contactos e informações sobre organizações de apoio em toda a Europa, o WEgate dá a todas as empreendedoras acesso a dados da comunidade europeia de Business Angels, que as ajudará a conseguirem financiamento para os seus projetos.

  • Women Winwin

Para além de proporcionar o networking entre empreendedoras, a comunidade Women Winwin proporciona às mulheres um espaço de partilha de ideias e de pesquisa de novas oportunidades de negócio, bem como um programa de Business Mentoring, onde é estabelecida uma relação entre empresários (mulheres e homens) e empreendedoras em várias fases de desenvolvimento do seu projeto ou empresa.

Cada participante no Women Winwin tem direito a um mentor (empresário ou empresária), durante um ano, que irá ajudar na implementação do plano de negócios proposto.

  • Exchange – Ativar o Empreendedorismo Feminino

O projeto Exchange – Ativar o Empreendedorismo Feminino, criado pela plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal (PEEP), tem como objetivo a promoção da inclusão das mulheres, nomeadamente, desempregadas e imigrantes; criação de uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre mulheres/técnicos; sensibilização dos diferentes setores para a definição de uma estratégia nacional para o empreendedorismo feminino; e pela capacitação de ONG’s e organismos públicos para a concretização de projetos que promovam o empreendedorismo, a igualdade de género e a luta contra a discriminação.

Esta missão é implementada através de duas abordagens: capacitação de organizações locais que trabalham com mulheres emigrantes e/ou em situação de exclusão social e partilha de histórias de mulheres empreendedoras.

Empreendedorismo feminino: ideias e dicas

Se procura ideias e dicas para começar um caminho enquanto empreendedora, convém estar atenta à 4ª edição do “BORA Mulheres”, evento organizado em parceria pela Coca-Cola Portugal e pelo Impact Hub Lisbon que decorrerá de 11 a 13 de março em formato digital (terá um demo day presencial no final de julho) e em que terá como foco a diversidade e inclusão de género no mercado de trabalho, no mundo do empreendedorismo português, e no impacto social.

Para além destes temas, as mulheres que pretendam ter uma palavra a dizer no mundo empreendedorismo português, poderão participar em várias conferências e workshops ensinados por oradoras experientes e reconhecidas sobre a passagem da ideia à estratégia, os modelos de financiamento disponíveis e o registo do seu negócio. Tudo temas a serem tratados sob uma perspetiva de empoderamento, inclusão e diversidade.

As inscrições, limitadas a 200 vagas, abriram no passado dia 3 de fevereiro. O programa é gratuito e a participação é atribuída por ordem de chegada.

Dicas

  • Seja qual for a atividade a que nos pretendemos dedicar, a motivação é sempre a força motriz de todo o processo. Para empreender, deve perguntar-se “quais as circunstâncias que a levam a querer mudar de vida e a começar algo seu? Qual a sua motivação inicial? Qual o seu potencial empreendedor?”. Responder a estas perguntas é o primeiro passo para encontrar a tão desejada motivação que a fará tornar-se numa empreendedora de sucesso.
  • Procure criar um negócio disruptivo, algo que tenha um impacto direto não só na sua vida e daqueles que a rodeiam, mas que também contribua para o bem-estar global. Isto vai acabar por lhe dar a motivação extra para levar a bom porto o seu projeto de empreendedorismo feminino.
  • Depois desta fase, junte-lhe uma ideia, faça uma análise de todas as condicionantes (produção, parcerias, marketing, etc.) e crie o seu modelo de negócio.
  • Por último, frequente ações de formação, procure ajuda de um dos apoios que lhe apresentamos, ouça opiniões de especialistas e faça as devidas alterações ao seu projeto e modelo de negócio para que o Dia da Mulher seja todos os dias.

Empreendedorismo Feminino: Portugal 6º país com melhores oportunidades

O empreendedorismo feminino é importante não só para aquelas que decidem criar um negócio, como para todo o ecossistema social e económico que as rodeia garantindo, deste modo, não só novas visões de mercado, como a inspiração necessária para que mais mulheres se tornem independentes financeiramente.

Apesar de ainda existir muito a fazer em termos de igualdade de oportunidades e salários entre homens e mulheres no nosso país, de acordo com o estudo Mastercard Index para o Empreendedorismo Feminino, Portugal é o sexto país do mundo com melhores oportunidades e condições de apoio para as mulheres crescerem enquanto empreendedoras.