10 ideias de negócios online para empreender no “novo normal”

O “novo normal” chegou e, depois de ano e meio de pandemia onde o digital se assumiu como uma peça chave na sobrevivência das empresas e na satisfação das necessidades dos consumidores, a tendência diz-nos que as boas ideias para negócios vão passar nesta nova fase pelo e-commerce.

Apesar das plataformas online, entre outras vantagens, permitirem conceber estratégias de marketing mais criativas e atingir um maior número de consumidores, para que estás obtenham o sucesso esperado terão que prestar particular atenção a um fator importantíssimo: os pagamentos online.

Não basta um layout apelativo, preços competitivos e produtos de qualidade para que o cliente finalize uma compra. Num negócio digital, a oferta de soluções de pagamento online adequadas à plataforma de venda e aos hábitos de consumo dos clientes é um fator determinante na diminuição do número de clientes que abandonam o carrinho de compras antes do pagamento.

Quer as suas ideias para negócios online contemplem a criação de um site próprio ou não, é importante que procure dotar a sua empresa de meios de pagamentos online multifacetadas e seguras, como as soluções que a REDUNIQ lhe disponibiliza.

Chegou a hora de atalharmos o caminho da sua imaginação empreendedora com 10 ideias para negócios online que vão estar em alta no “novo normal”.

10 ideias de negócios online para empreendedores no “novo normal”

Lojas online

Só em 2020, o e-commerce deve ter atingido um valor global de 110,6 mil milhões de euros, mais 14,6 mil milhões do que em 2019, de acordo com Associação da Economia Digital (ACEPI).

Estes números são a expressão acabada de uma tendência que veio para ficar e que se vai acentuar nos próximos tempos com o crescimento no número de compradores online, aumento no volume e frequência das compras e a aceleração da transformação digital dos negócios.

Investir numa loja online é, assim, uma excelente oportunidade de negócio, em especial se se tratar de Vestuário, alimentos Vegan e produtos Artesanais, áreas de negócio com maior saída nesta vertente.

Serviços de TI

Com o teletrabalho a revelar-se uma interessante forma de diminuir custos e a integração de tecnologias como o Cloud computing ou a segurança da informação, a necessidade de técnicos especializados em serviços de TI (Tecnologias da Informação) está e vai continuar em crescimento ao longo dos próximos anos, revelando-se uma boa aposta de negócio online.

Infoprodutos

O domínio de uma língua, matéria ou habilidade podem ser o berço de ideias de negócio vantajosas. Como? Transformando esses conhecimentos em dinheiro através de infoprodutos como audiobooks, ebooks, podcasts ou vídeo que pode colocar à venda num site próprio, marketplace ou através de plataformas como o YouTube ou o Hotmart que tornam fácil a monetarização do seu conteúdo, ajudando-o a transformá-lo num negócio lucrativo.

Serviço de entregas

Habituamo-nos de tal forma ao conforto das compras online e das entregas ao domicílio que esta tendência continuará em crescimento afirmando-se como um excelente nicho de negócio.

Crie um site ou aproveite os marketplaces do Facebook ou Instagram para promover e vender os seus serviços de entrega.

Edição de vídeo/copywriting

Como vimos anteriormente, o e-commerce tem na facilidade com que se chega a uma vasta audiência uma das suas grandes vantagens, contudo há que saber trabalhar as potencialidades que o marketing digital oferece de modo a cativar esses milhares de consumidores que pululam pelo mercado online.

Assim, não basta anunciar um produto ou serviço, é necessário que uma empresa ou particular faça acompanhar a sua oferta por conteúdos de qualidade. É aqui que entra a edição de vídeo e o copywriting.

Se domina os melhores softwares de edição de vídeo ou tem na escrita criativa um dom, o seu conhecimento pode ser de extrema utilidade na criação de conteúdo para empresas que pretendam publicitar os seus serviços.

Livreiro/Alfarrabista digital

Não precisa de ter a grandeza de plataformas mais conhecidas na venda de livros, basta que a sua oferta literária seja apelativa e a preços competitivos para que possa entrar num dos negócios que mais cresceu nos últimos meses, a da venda de livros online.

Empresa de consultoria à distância

Na lista das ideias de negócio mais promissoras para o universo online no novo normal está a consultoria.

Com uma simples conexão à Internet e uma das muitas ferramentas de videoconferência que a pandemia descobriu, pode lucrar à distância com consultoria em áreas tão diversas como o Marketing, RH, contabilidade ou finanças, por exemplo.

Desenvolvimento de jogos para smartphone

Passamos uma grande parte do nosso tempo a olhar para o telemóvel e, desse tempo, uma bela fatia é consumida com jogos. Assim acontecia antes da pandemia, assim aconteceu com particular ênfase durante a pandemia e não se espera que o “novo normal” traga algo de diferente.

Se a programação e o desenvolvimento de apps de jogos para smartphone não tem segredos para si, aproveite este boom para lançar-se num negócio online.

As apps desenvolvidas podem ser publicados pelo Google Play, App Store e Windows Phone Store bastando que se registe como pessoa física ou jurídica e pague uma taxa única para publicar e vender a aplicação.

Terapia via online

Apesar de a pandemia se encontrar, como todos esperamos, numa fase final, os efeitos de tanto tempo fechados em casa e do medo que tomou conta da nossa vida irá se prolongar ainda por mais algum tempo.

Não é novidade para ninguém que o isolamento social agrava transtornos como depressão e ansiedade, e a terapia via online, em que o paciente está em casa, logo num local tranquilo e confortável, é uma ótima solução para contornar o problema.

Assim, se é psicólogo, pode aproveitar as redes sociais para promover os seus serviços e as plataformas de videoconferência para as consultas.

Cloud Kitchens

Apesar do nome pouco dizer à maioria das pessoas, o conceito “Cloud Kitchens” nasceu durante a pandemia, mas veio para ficar.

Na prática, “Cloud Kitchens” é um conceito que significa que diversos restaurantes, chefes de cozinha e/ou entusiastas da gastronomia partilham uma mesma cozinha de modo a poderem economizar nos gastos e servir (em regime take-away ou entrega ao domicilio) menus mais alargados e variados.

Este tipo de serviço implica, para além da cozinha propriamente dita, a criação de um site ou aproveitamento das redes sociais para a publicação dos menus disponíveis e encomendas. Depois do pedido realizado online, a entrega em casa dos clientes processa-se através de aplicações de entrega.