Prepare o seu negócio para a chegada do Turismo no Verão


Depois do inverno do nosso confinamento, o verão está a chegar com promessas de maior liberdade e normalidade. Para o setor do Turismo as notícias são animadoras, não só pelo gradual levantamento das restrições e pela entrada em vigor do certificado verde digital, mas também pelo pacote de incentivos financeiros recentemente aprovados pelo Conselho de Ministros.

Este pacote de medidas dá pelo nome de “Plano de Aceleração do Turismo” e tem 6 mil milhões de euros em estímulos financeiros cujo principal objetivo é assegurar que o setor atinja em 2027 os 27 mil milhões de euros em receitas.

Metade destes seis mil milhões será utilizada para resolver os problemas de capitalização das empresas devido, em grande medida, ao fim das moratórias em setembro deste ano. Este valor não é, como referiu Pedro Siza Vieira (Ministro da Economia) durante a apresentação deste plano não é fixo e poderá vir a ser, inclusive, superior.

Outra das medidas previstas no Plano de Aceleração do Turismo foi o lançamento do IVAucher, mecanismo temporário que entrou em vigor a 1 de junho e que permitirá aos contribuintes receber o IVA gasto na restauração, alojamentos turísticos (hotéis, alojamentos locais, etc.) e espaços de cultura durante um trimestre para o gastar no trimestre seguinte.

Tal como já aconteceu anteriormente com outros setores, esta medida governativa pretende estimular e auxiliar o consumo nos tão massacrados pela pandemia setores da Restauração, Turismo e Cultura.

Para além destas duas medidas, neste plano que conta com quatro pilares (apoiar as empresas, fomentar a segurança, gerar negócio e construir o futuro), destacam-se ainda novas linhas de crédito, reforço de outras já existentes e campanhas de promoção do turismo.

Com as retaguardas a serem acauteladas pela entrada em vigor a 1 de julho do certificado verde digital que vai permitir que qualquer cidadão do espaço da União Europeia que já tenha sido vacinado/recebido um resultado negativo no teste/tenha recuperado da Covid-19 circular livremente pelo espaço europeu e pelo pacote de medidas de estímulos financeiros lançado pelo governo, a bola passa para as mãos dos operadores turísticos que terão que se preparar para receber nas suas instalações um número substancialmente superior de turistas do que aquilo que aconteceu em 2020.

Como preparar o seu negócio para a chegada do Verão

Para além das regras de higiene e segurança que já todos os agentes económicos conhecem de trás para a frente e que devem continuara a serem acauteladas, a previsível chegada de um fluxo superior de turistas face ao ano transato exigirá do seu negócio um cuidado especial com a gestão das reservas e dos pagamentos.

A necessidade de fornecer aos esperados milhares de hóspedes nacionais e internacionais meios de pagamento rápidos e eficientes que levem em linha de conta as exigências deste “novo normal” e a democratização da tecnologia contactless e dos pagamentos online à distância, torna fundamental a existência de soluções de pagamentos para hotelaria que acomode todas estas dimensões.

A necessidade de reinvenção face às atuais exigências, não só da pandemia, como do novo tipo de consumidor que surgiu, levou a REDUNIQ a desenvolver uma série de soluções de pagamento para Hotelaria que prometem descomplicar a vida dos negócios do setor do Turismo e capacitá-los para uma gestão de pagamentos mais eficiente. Na base de todos eles estão os TPA Contactless de última geração, como é o caso do terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart, que, além de aceitar pagamentos contactless, chip e MB Way, traz incorporadas um conjunto de apps que auxiliam os negócios na gestão e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

DCC – Conversão de Moeda

Excluindo quem vem de países pertencentes à zona euro, quem chega a Portugal proveniente, por exemplo, da China, Reino Unido, Suécia ou Suiça podem encontrar problemas em realizar pagamentos na sua moeda de origem.

Na altura de efetuar um pagamento numa unidade hoteleira, isto pode apresentar-se como um problema, mas é exatamente por isso que a REDUNIQ apresenta o serviço DCC –Conversão de Moeda que, de uma forma simples e rápida, permite aos seus clientes escolher pagar por cartão na sua moeda de origem, de forma transparente, informada e segura.

O processo é simples. O TPA reconhece a moeda de origem do Cartão Visa ou Mastercard do seu cliente e, posteriormente, se o pagamento for elegível para DCC, o valor é apresentado na moeda de origem e em euros, bem como a taxa de câmbio. No final, cabe ao cliente decidir em que moeda prefere pagar.

Para além de poder passar a receber clientes de todo o mundo, sem barreiras ou complicações, este serviço não altera o modo de pagamento em cartão e ainda lhe dá uma receita adicional para o seu negócio dado que a REDUNIQ partilha o “markup” (valor pago pelo titular do cartão quando este realiza a conversão de moeda numa transação DCC) consigo.

Se estas são algumas das vantagens que o DCC traz ao seu negócio, para os seus clientes fica reservada a possibilidade de escolha da moeda em que quer pagar, transparência na conversão de moeda e a certeza do valor que terão a pagar, permitindo-lhes um maior controlo dos gastos.

Fica a saber mais sobre as potencialidades do DCC através deste vídeo:

Solução de Pagamentos Integrados para a Hotelaria

Ao DCC – Conversão de Moeda junta-se a solução de pagamentos integrados para a Hotelaria que, através da integração do TPA (terminal de pagamento automático) com os principais softwares de faturação hoteleiros, garante que os processos de check-in e check-out dos seus clientes é mais rápida, segura e eficiente.

Tudo começa no check-in. Neste momento, o hóspede apresenta uma única vez o seu cartão como meio de pagamento. O funcionário do hotel indica o valor estimado da despesa final do cliente e procede à autorização automática do valor sobre o cartão utilizado (Visa, Mastercard, American Express, JCB, Diner e Discover), através do terminal de pagamentos que se encontra ligado ao sistema de gestão.

Ao longo da estadia, sempre que o montante de despesa ultrapasse o valor autorizado, o sistema de gestão desencadeia automaticamente pedidos de autorização sucessivos (top-up) sobre o cartão do cliente. Isto garante que o cliente tem saldo suficiente para liquidar o valor total da sua despesa.

Aquando do check-out, a conta é fechada pelo funcionário do hotel e o débito feito automaticamente da conta do cliente. Uma vez que o sistema regista os dados do cartão no check-in, não é necessária nova autenticação da transação pelo cliente, tornando assim o check-out mais rápido e simples.

Para além destes ganhos em rapidez e eficiência, esta solução pode ainda ser integrada com o indispensável  DCC – Conversão de Moeda.

Key Enter TPA

Num setor tão competitivo como o do Turismo é importante não perder nenhuma reserva por falta de meios de pagamento à medida. À longa e diversificada oferta de TPA da REDUNIQ com tecnologia contactless que ajudam o seu negócio a colocar-se a par do novo perfil de consumo emanado da pandemia – de acordo com o mais recente relatório REDUNIQ Insights, os pagamentos contactless já representam quase 40% da faturação total dos negócios portugueses – a marca junta o Key Enter TPA, uma solução TPA que lhe vai permitir aceitar reservas ou pagamentos à distância, diretamente do seu terminal de pagamentos.

Através do TPA, vai poder autorizar transações à distância e, deste modo, garantir que não perde nenhuma reserva. O Key Enter TPA da REDUNIQ permite ainda que o cliente efetue pagamentos em casos de “no show” – quando este não utilizou nem cancelou a reversa – ou “late charge” – para consumos de última hora, detetados após a sua saída.

Além do contactless e das reservas, o Key Enter TPA pode estar associado ao serviço DCC- Conversão de Moeda e/ou à solução Pagamentos Integrados para a Hotelaria.