Como conseguir a primeira venda online?

De acordo com o barómetro E-Commerce da Marktest, cerca de 5,2 milhões de portugueses (60% dos consumidores nacionais) já fazem compras online, valor superior em 4,2% face a 2021.

Face a este crescimento da procura de produtos e serviços no online, a aposta de empreendedores na criação de negócios é cada vez maior, e muitos destes, passam pelo e-commerce.

Apesar de a criação de um negócio no canal e-commerce ser um processo mais simples e flexível do que no retalho tradicional, fazer a sua primeira venda online vai exigir de si uma atenção especial a aspectos tão variados como o produto/serviço que vai disponibilizar, a plataforma escolhida ou soluções de pagamento que oferecerá aos seus potenciais clientes.

Estratégias para conseguir a sua primeira venda online

De forma a ajudá-lo nesta tarefa de criar o seu negócio online e fazer a sua primeira venda, deixamos-lhe algumas estratégias digitais que irão pavimentar o seu caminho até ao sucesso. Venha daí!

  • Aposte nos produtos certos

Antes de pensar em como vender no e-commerce, é importante que pense no que vai vender, uma vez que é na escolha do nicho de mercado que começa a desenhara a sua primeira venda online.

Se está na dúvida quanto ao produto/serviço que pretende vender, fique com as sete categorias de produtos que mais vendas obtiveram no canal online durante o ano passado segundo o relatório Webshoppers da consultora NielsenIQ Ebit:

  • 1ª Casa e Decoração (14%)
  • 2ª Perfumaria e Cosméticos (12%)
  • 3ª Moda e Acessórios (11%)
  • 4ª Eletrodomésticos (10%)
  • 5ª Alimentos e Bebidas (7%)
  • 6ª Desporto e Lazer (7%)
  • 7ª Saúde (6%)
  • Escolha uma plataforma que vá ao encontro das suas necessidades

Existem várias formas de vender online.

Pode fazê-lo, por exemplo, através da criação de um site/loja online profissional, da inscrição num Marketplace ou utilizando as redes sociais.

Para fazer a escolha certa pense, entre outras coisas, no orçamento disponível, produto/serviço que vai vender, qual o seu público-alvo e qual o volume de negócio esperado.

A resposta a estas questões é não só escolher a plataforma mais adequada, mas também para ajudá-lo a definir que tipo de estratégias de marketing digital terá de empreender e quais os meios de pagamento online que deverá colocar à disposição dos clientes.

Tenha em mente que um site próprio é, por norma, utilizado para estruturas mais profissionais que pensam em ter um grande volume de vendas e terá um custo superior a, por exemplo, uma página numa rede social ou num Marketplace.

  • Invista em métodos de pagamento adequados à natureza do negócio e às necessidades dos clientes

Quem compra online espera rapidez, simplicidade e segurança, especialmente no que toca ao chekckout (finalização de compra com o pagamento).

Métodos de pagamento desfasados dos hábitos e necessidades dos consumidores aumentam o atrito e levam a “carrinhos abandonados” no momento em que a compra estava praticamente concluída. De forma a evitá-lo recomendamos a leitura do artigo: 5 formas de evitar carrinhos abandonados na era das compras online.

Para além de este importantíssimo factor, quando escolher as soluções de pagamentos online que irá disponibilizar aos seus clientes procure fazê-lo tendo em atenção a plataforma onde vai instalar o seu negócio.

Por exemplo, no caso de pagamentos online para negócios que operem, sobretudo, em marketplaces e redes sociais, isto é, vendam online sem site, a REDUNIQ coloca aos seu dispor o REDUNIQ@Payments, uma solução “chave na mão” que lhe vai permitir aceitar, de forma simples e rápida, pagamentos online por link através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard.

Já no caso de optar por uma loja online profissional, o REDUNIQ E-Commerce é a solução indicada já que a sua integração é simples e permitir-lhe-á aceitar pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo sem custos de adesão nem mensalidade.

  • Aumente a visibilidade do seu negócio com estratégias de Marketing Digital

O mundo do E-Commerce é tão apelativo como competitivo. Se os milhões de pessoas que compra online abrem-lhe boas perspetivas de negócio, não é menos verdade que existirão milhares de empresas concorrentes a disputá-los consigo, o que vai obrigá-lo a conquistar o seu espaço. Como? Através do Marketing Digital.

Entre outras estratégias, procure apostar em anúncios pagos nos motores de busca (Google Ads, por exemplo) ou nas redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, etc.) que irão permitir-lhe chegar de forma direcionada até ao seu público-alvo, uma vez que estes anúncios pagos são mostrados durante as pesquisas do público que selecionou.

Para além dos anúncios pagos, crie conteúdo (vídeos, fotografias e texto) para publicar nas redes sociais descrevendo a sua atividade e /ou um produto especifico de modo a captar a atenção das pessoas.

  • Ofereça descontos e promoções

Com certeza já reparou que quando uma loja de retalho tradicional, grande ou pequena, é inaugurada faz-se, normalmente, acompanhar de descontos e promoções de modo a cativar a atenção dos consumidores.

No canal online pode fazer a mesma forma. De modo a garantir a suas primeiras vendas e fidelizar clientes, ofereça descontos e promoções.

Essa estratégia de vendas é usada desde os tempos do Incas e Maias. Descontos e promoções nos itens mais desejados pelos consumidores dos concorrentes, por exemplo, podem desencadear um aumento nas suas vendas.

Nessa hora, é preciso estudar as tendências do mercado e entender as peças de desejo do seu público alvo, além de se atentar às estações do ano.