Como abrir um Food Truck em Portugal?

As tradicionais e velhinhas roulottes de bifanas e cachorros sofreram um upgrade tremendo nos últimos anos, seguindo uma tendência já visível em grandes centros cosmopolitas do planeta, deixando o seu formato pouco atrativo e adoptando formas mais engenhosas e atraentes para o consumidor.

Uma dessas formas são os chamados “food truck” que juntam à satisfação dos estômagos mais inquietos uma variedade e estética que tornam todo o ato de comer um cachorro ou um hambúrguer numa experiência mais interessante.

Paisagem já habitual de festivais, ruas e parques mais movimentados das cidades portuguesas, os food truck acabam por ter uma atividade mais sazonal, já que o seu período de maior atividade situa-se na primavera e verão, altura em que mais pessoas andam na rua.

Contudo, pela sua maior capacidade de movimentação e versatilidade, nas estações mais frias, estes food trucks acabam por serem utilizados para eventos pontuais.

Food Truck: o que é?

Na prática, um Food Truck é a transformação das antigas roulottes em veículos com um design e estética mais apelativa que exprimem um determinado e muito marcado conceito relacionado com as comidas rápidas de rua (street food) que vendem.

Porém, não é só na utilização de icónicos modelos de carrinhas antigas que os food truck em Portugal se distanciam das antigas roulottes, já que apresentam cozinhas ambulantes que, em muitos casos, em nada ficam a dever a uma cozinha de um restaurante de luxo permitindo a confeção de pratos de alta qualidade a preços de take-away.

Dos tradicionais hambúrgueres ou cachorros até às refeições vegan e de fusão, cafés, smoothies e sobremesas variadas, os food truck apresentam uma seleção de refeições rápidas que permitem a quem tenha um estilo de vida agitado alimentar-se de forma mais saudável e me pouco tempo no bulício da vida urbana.

Food Truck: como começar? 

De acordo com a ASFP (Associação Street Food Portugal), este setor fatura, anualmente, cerca de 50 milhões de euros e é responsável por sete mil postos de trabalho e a tendência é para crescer.

Se tem uma ideia vencedora e quer fazer parte deste setor para aproveitar o crescente interesse dos consumidores pelos food trucks, vamos ajudá-lo na tarefa revelando-lhe qual o investimento médio necessário e todos os passos sobre como montar um food truck. Venha daí!

1º Passo: conceber um plano de investimento

Apesar de ser, por norma, mais barato do que abrir um restaurante, é necessário ter um plano de investimento para se abrir um food truck. Desde logo, há que ter em conta a compra e conversão do veículo.

Uma boa solução para evitar gastos com a colocação de bancadas, fornos e sistemas elétricos e de refrigeração passa por tentar adquirir um veículo já transformado em food truck e, posteriormente, decorar e pintar a gosto.

Caso opte por adquirir um veículo novo, o investimento num food truck andará à volta de 40 mil euros contabilizando nesta equação:

  • os custos com o veículo;
  • reforço da suspensão;
  • adaptação do espaço interior
  • sistemas elétricos, de refrigeração e de água
  • iluminação
  • forno e placas de grelhar
  • pinturas e decorações.

Apesar de avultado, este investimento inicial pode, segundo a Street Food Portugal, ser recuperado entre nove meses a três anos.

2º Passo: efetuar o licenciamento do food truck

Tal como acontece com outro tipo de negócio, os food trucks necessitam de licenciamento par poderem operar.

Para além do denominado “Licenciamento Zero” que vai permitir-lhe licenciar a instalação, modificação e encerramento do food truck, ser-lhe-á necessário obter a licença para o exercício de atividade para venda ambulante que deve ser requisitada junto da Câmara Municipal do local onde o seu food truck irá funcionar.

Tenha ainda atenção ao Decreto-Lei n.º 67/98 de 18 de Março que regulamenta a higiene e segurança.

3º Passo: seguros

Seguro automóvel, seguro de acidentes de trabalho, seguro multi-riscos e seguro de responsabilidade civil para exploração (setor alimentar), são os quatro seguros essenciais para poder abrir o seu food truck em segurança e que, no total, poderá ascender a cerca de 2.500 euros.

4º Passo: procurar financiamento

Dado o valor inicial que lhe será exigido, é natural que procure fontes de financiamento.

Para além de crowdfunding, dos chamados business angels (investidores privados) e dos “empréstimos peer-to-peer” que lhe permitem receber financiamento de particulares através de plataformas online como a Raize, as formas mais comuns de financiamento para o investimento em food truck são os apoios estatais e os créditos pessoais.

No primeiro caso, o Estado oferece programas como o Startup Portugal Momentum que ajuda à abertura do próprio negócio e o Portugal 2020.

Já quanto ao caso dos créditos pessoais, estas soluções apresentam a possibilidade de financiamento entre os 5 mil e os 75 mil euros com a possibilidade de reembolso do valor pedido até 84 meses.

A esta grande amplitude de montantes e prazos, o crédito pessoal pode garantir-lhe uma resposta rápida ao seu pedido de financiamento, já que com a digitalização dos serviços bancários, todo o processo de contratualização se realiza de forma online.

Esse é o caso do crédito pessoal do UNIBANCO, marca que, tal como a REDUNIQ, pertence ao universo UNICRE.

Neste caso, após entrar na página vai encontrar imediatamente um simulador de crédito pessoal que lhe permitirá calcular os valores de mensalidade para empréstimos entre €5.000 e €75.000 cruzando-o com o prazo em que pretende fazê-lo (entre 24 e 84 meses) e as taxas de juro específicas para cada escolha e ainda com a possibilidade de seguro que lhe garantirá o pagamento das prestações no caso de perder rendimentos de forma inesperada.

Caso o resultado lhe agrade, basta clicar na barra “Pedir Já” e será reencaminhado para um formulário online que deverá preencher e anexar os documentos exigidos. Após estas ações, O UNIBANCO vai analisar o seu pedido e, caso seja aprovado, em dias úteis terá o dinheiro na sua conta bancária.

5º Passo: soluções de pagamento

Há ainda que contar com as soluções de pagamento que, como se percebe, deve estar em linha com a natureza do próprio negócio e os hábitos de pagamento dos consumidores sendo, sobretudo, rápidos e simples para evitar a formação de filas e fomentar as vendas (importantes quando o food truck tem concorrência próxima como num festival ou zona muito movimentada).

De forma a proporcionar-lhe um meio de pagamento seguro, rápido, eficaz e, sobretudo, que não represente um investimento avultado, a REDUNIQ coloca à sua disposição o terminal de pagamentos REDUNIQ Easy e o REDUNIQ Soft.

REDUNI Easy

Por um valor mensal ajustado ao seu negócio, este terminal de pagamento totalmente gratuito, sem custo de adesão nem período de fidelização ou receita mínima, permite aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) por contactless, usufruindo assim, de mais uma forma de aumentar as suas vendas e, consequentemente, a sua faturação.

As vantagens do terminal de pagamento REDUNIQ Easy para o seu negócio, são:

  • Sem custo de adesão, período de fidelização ou receita mínima.
  • Pagamentos simplificados, através da tecnologia contactless, que possibilita ao seu negócio aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, por cartão, contactless, MB WAY, Google Pay e Apple Pay.
  • Mensalidade ajustada ao seu negócio, ou seja, o seu negócio não vai pagar por aquilo que não faturou, uma vez que irá pagar uma mensalidade de acordo com o volume de faturação mensal do seu negócio.
  • Até aos 7.500€ de faturação mensal, não lhe serão cobradas taxas.
  • Ideal para negócios sazonais, uma vez que a mensalidade acompanha a faturação do seu negócio.
  • Permite aos seus clientes pagar com cartão na sua moeda de origem de forma segura e transparente – DCC Conversão de Moeda.
  • Acesso gratuito á Área do Cliente REDUNIQ e todos os serviços incluídos, como as comunicações, consumíveis e manutenção ao terminal, bem como acesso à linha de apoio ao cliente, disponível 24horas/dia.

REDUNIQ Soft

Ideal para negócios móveis, esta solução de pagamento permite ao seu negócio aceitar pagamentos por Contactless e MB WAY, sem a necessidade de um terminal, de forma rápida e fácil, através de uma APP segura no seu smartphone ou tablet.

Assim, quer seja através de cartão por contactless ou por MB WAY/Google Pay/Apple Pay (QR Code, número de telemóvel ou NFC), irá receber de forma imediata, independentemente da sua localização, o valor que lhe é devido pelo cliente.

Em termos de vantagens para o seu negócio, o REDUNIQ Soft apresenta as seguintes,

  • Aceitar pagamentos via NFC, QR Code, número de telemóvel ou Contactless de forma simples e segura, sem precisar de um TPA;
  • Aceitar pagamentos em qualquer lugar, esteja onde estiver o seu negócio;
  • Aceder à aplicação no seu smartphone ou tablet;
  • Serviço mais digital, sem necessidade de impressão de talões, e portanto, mais sustentável.
  • Aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, por contactless, e ainda MB WAY e Wallets digitais;
  • Sem mensalidade de TPA.