Estratégias de marketing digital para E-Commerce: quais aplicar ao seu negócio?

O comércio eletrónico (e-commerce) é um canal de vendas que oferece aos negócios, de forma simples e barata, uma ampla gama de recursos que, no comércio tradicional, são de acesso mais difícil.

Para captar mais clientes e ganhar mais visibilidade para o seu negócio online, damos-lhe agora a conhecer as mais eficazes estratégias de marketing para e-commerce existentes e aquilo que elas podem fazer pelo aumento das suas vendas.

Melhores Estratégias de Marketing Digital para E-Commerce

  • Anúncios pagos

Quer venda online sem site através das redes sociais, quer opere uma loja online profissional, o Google Ads, o Facebook Ads ou o Instagram Ads são excelentes formas de fazer com que os seus produtos e serviços alcancem uma audiência muito maior.

Isto acaba por ser corroborado pelo relatório Digital 2022: Global Overview Report sobre e-commerce que nos diz que, 27,6% dos utilizadores de Internet acaba por encontrar novas marcas, produtos ou serviços através deste tipo de anúncios.

  • SEO (Search Engine Otimization)

Nenhuma estratégia de marketing digital para E-commerce fará tanto pela visibilidade do seu negócio como o SEO.

Se não quer ou nem tem orçamento para investir em anúncios pagos, o SEO é a solução indicada, uma vez que lhe vai permitir destacar o seu negócio, qualquer que seja, através do seu posicionamento nos lugares cimeiros nos motores de pesquisa, como o Google.

Caso a estratégia de SEO seja bem delineada, esta irá “encaminhar” os potenciais clientes para a sua loja online que, dependo da oferta encontrada e da simplicidade da jornada de compra nela encontrada, poderão não só apenas visitar, como também comprar.

Para que a sua loja online atinja os primeiros lugares dos motores de pesquisa, uma boa estratégia de SEO terá de passar, entre outras coisas, pela organização do conteúdo e optimização da estrutura do seu site.

Esta otimização consubstancia-se na correção da forma como as páginas de produtos estão construídas, construção de backlinks (links de outros sites que reencaminham para o seu), criação de “landing pages” específicas para produtos em promoção ou datas especiais (Black Friday, Natal, Dia dos Namorados, etc.) e redefinição de palavras-chaves na descrição de produtos ou conteúdos.

  • Soluções de pagamento

Da mesma forma que as diferentes soluções de pagamentos online obedecem a variadas necessidades e tipos de negócio digital, como é o caso do REDUNIQ@Payments e do REDUNIQ E-Commerce, as estratégias de marketing digital existentes podem ser mais ou menos frutuosas dependendo do objetivo e natureza do negócio online.

Por exemplo, se o foco das suas vendas são em plataformas de Markeplaces, pela credibilidade dos vários players existentes no mercado, não será necessário investir em plataformas próprias, podendo esse investimento ser aplicado em análise de dados do mercado, soluções de pagamento, etc..

Abordando, assim, ambas as soluções de pagamento online,

No caso do REDUNIQ@Payments, esta solução permite aos negócios que vendam online sem site (marketplaces, redes sociais, etc.) receberem pagamentos online por link através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY e com cartões Visa e Mastercard.

Já com a solução REDUNIQ@E-commerce, os negócios podem aceitar pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de clientes de todo o mundo, sem custos de adesão nem mensalidade.

  • Inbound Marketing

Gostava de saber em que é que os seus clientes verdadeiramente desejam? Claro que sim, certo?

A melhor forma de o saber é recorrer ao Inbound Marketing, estratégia cujo objetivo é ajudar o seu negócio online a perceber o que os clientes esperam encontrar numa loja digital, oferecer-lhes informação que capte a sua atenção e posterior confiança para que se dê uma fidelização.

Na prática, isto passa por abrir canais de comunicação em diversos canais (blogs, podcasts, videos etc) com os potenciais clientes apresentando-lhes os seus produtos, explicando como é que eles o podem ajudar e quais as vantagens em relação a produtos/serviços da concorrência.

Esta criação de conteúdo de valor acaba por criar uma ponte entre o seu negócio e o cliente que o levará a pensar na sua empresa como uma referência e a escolhê-la quando a necessidade assim o ditar.

  • Outbound Marketing

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing é uma estratégia mais dispendiosa e intrusiva, uma vez que vai ao encontro do cliente para lhe passar a mensagem do seu negócio, isto é, uma prospeção ativa de clientes.

Entre os meios utilizados para ir ao encontro do cliente no Outbound Marketing estão o famoso telemarketing, flyers ou os anúncios em outdoors que, de forma reiterada, veiculam a mensagem, sempre com atenção às caraterísticas e atributos do público-alvo, que a sua empresa definiu como prioritária.

Entre as vantagens desta estratégia contam-se um ROI (Return Over Investement) mais rápido, um ciclo de venda mais reduzido no tempo e mais compras por impulso.

  • Marketing de Afiliados

Ideal para quem vende através de marketplaces ou das redes sociais (também pode ser utilizado por lojas online profissionais), o marketing de afiliados é basicamente utilizar a visibilidade de pessoas ou blogs com muitos seguidores nas redes sociais para que estes promovam a sua marca.

Por exemplo, se a sua marca vende cosméticos, pode estabelecer uma parceria com uma influencer digital para que promova os seus produtos através de vídeos ou fotos que vêm acompanhadas de um link para a sua página de produtos e de um código promocional que os potenciais clientes podem utilizar.

Por cada pessoa que clica no link e insere o código, a influencer receberá uma comissão.