Ainda que o comércio eletrónico se tenha tornado uma constante da vida dos retalhistas nos últimos anos, a verdade é que ainda nos encontramos numa fase de transição, o que leva, inevitavelmente, a que os negócios sejam confrontados com termos e estratégias desconhecidas. O bracketing (buy to try) é um deles.
O que é o Bracketing?
Em termos simples, o bracketing corresponde a uma nova tendência em que os consumidores compram vários artigos com a intenção de devolver alguns deles, especialmente quando se trata de vestuário e bens domésticos.
Em grande medida, este fenómeno acontece e floresce porque com o bracketing os consumidores conseguem superar uma das maiores desvantagens do comércio eletrónico: a falta de contacto com o produto.
Bracketing – Percentagem de consumidores entre 2017 e 2021 nos Estados Unidos (18-65 anos)
Fonte: Statista.com (Nov 2021)
Ao encomendarem, por exemplo, três camisas de tamanhos ou designs diferentes, os consumidores podem, de certo modo, replicar a experiência de compra em loja física experimentando as diversas peças e combinando-as com o restante guarda-roupa, mas desta feita no conforto de sua casa.
Embora transversal a todas as faixas etárias, o fenómeno do bracketing é mais visível entre as mulheres das gerações Millennial e Z e consumidores com altos rendimentos.
De acordo com um estudo da Fibre2Fashion, empresa americana de soluções para a indústria têxtil, 44% das mulheres (contra 30% dos homens) que se encontram na faixa etária entre os 18 e os 29 anos. Já entre os consumidores com altos rendimentos (aqueles que fazem compras no valor de 100 mil ou mais dólares por ano), 48% referiram ter praticado o bracketing.
Apesar de favorecer a experiência de compra online do consumidor e não apresentar custos acrescidos, uma vez que existe a possibilidade de devolver os produtos e reaver o dinheiro, o bracketing acaba por causar perdas substanciais aos retalhistas.
Por exemplo, a multinacional do ramo do vestuário vendeu 499 milhões de dólares em produtos em 2019, mas acabou por gastar 531 milhões de dólares em devoluções no mesmo ano.
Como preparar o seu negócio online para o Bracketing?
De forma a diminuir a prevalência do bracketing e ofereçam uma experiência de compra online que se adeque às preferências e necessidades dos seus clientes, os negócios online devem:
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Ajustar os seus meios de pagamento online aos hábitos e necessidades dos consumidores
Trocas, devoluções e reembolsos são inevitáveis, mas isso não significa que “perdeu” o cliente, bem pelo contrário. Uma boa política de trocas e devoluções e reembolsos rápidos feito através do mesmo meio de pagamento em que a compra foi realizada são importantes para que o cliente veja na sua loja online um parceiro fiável.
A diversidade marca a lista dos métodos de pagamento online preferidos dos portugueses, o que coloca do lado dos negócios a necessidade de adoptarem soluções abrangentes e funcionais que permitam ir ao encontro dos hábitos de consumo dos e-shoppers lusitanos e, desse modo, gerarem mais vendas para a sua loja online.
Para que o checkout (finalização de compra com o ato de pagamento) e os reembolsos não sejam um problema e o seu negócio online ofereça meios de pagamento online inovadores aos seus clientes, a REDUNIQ oferece-lhe duas soluções de pagamentos online: o REDUNIQ E-Commerce e o REDUNIQ@Payments.
Enquanto o REDUNIQ E-Commerce permite à sua loja online receber pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo, por referência Multibanco ou MB WAY sem custos de adesão nem mensalidades, o gateway de pagamentos online REDUNIQ@Payments que se destina especificamente para os negócios que vendam online sem site (através das redes sociais ou de marketplaces), é a solução chave na mão que lhe vai permitir lhe receber pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard sem ter que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou integração.
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Oferecer uma descrição de produto mais completa e assertiva
Quando o bracketing se torna uma constante no seu negócio online, isto pode significar que as informações sobre os produtos que vende são entendidas pelos clientes como escassas ou pouco consistentes produzindo neles a sensação de falta de confiança.
Por exemplo, numa era em que os consumidores são cada vez mais exigentes, uma mera informação sobre o tamanho de uma peça tem pouco valor real para os clientes, uma vez que o tamanho 36 na sua loja online provavelmente será diferente do tamanho 36 que encontram numa outra loja.
Por isso, procure sempre incluir as medidas exclusivas de cada peça, utilizar as imagens dos produtos e oferecer informação sobre a altura e o tamanho das roupas que os modelos utilizam para que os consumidores possam avaliar com mais precisão o tamanho que escolhem.
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Providenciar um provador virtual
As tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada são excelentes parceiros do seu negócio online na hora de oferecer aos seus clientes uma experiência de compra mais imersiva e “bracketing-free”.
Para além de disponibilizar visualizações de produtos 360º, inclua provadores virtuais na sua oferta para que os seus clientes possam simular a experiência que encontrariam numa loja física, um fator decisivo para cada vez mais e-shoppers.
O provador virtual possui uma tecnologia que, através das características físicas fornecidas pelo consumidor, consegue recomendar o tamanho ideal de determinada peça de vestuário ou calçado.
Deste modo, a introdução de provadores virtuais acaba por oferecer aos clientes uma maior segurança na hora de escolher um produto, uma vez que resolve muitas das suas dúvidas durante a jornada de compra, e, consequentemente, reduzir o número de trocas e devoluções.
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Melhorar o seu processo de troca e devolução
As trocas e devoluções irão existir sempre no e-commerce, no entanto, é possível mitigá-las e tornar o processo menos danoso e trabalhoso para a sua loja online.
A ausência de um sistema que permita permite aos consumidores trocar facilmente as suas compras leva-os a procurarem tornear o problema comprando um produto, experimentá-lo em casa, escolher a peça que mais lhe e devolver o resto. Cenários de trocas e devoluções complicados como este acabam por incentivar o bracketing.
De forma a melhorar este panorama, procure implementar um sistema de automação de trocas e devoluções como a aftersale que, além de facilitar o processo, incentiva os clientes a trocarem ao invés de devolverem os produtos.
Neste tipo de sistema aftersale, mediante um par de cliques, o cliente pode trocar um tamanho por outro ou optar por receber um vale em compras para que o dinheiro que ele já aplicou não tenha que ser devolvido pela sua loja online.
Para além da simplificação do processo para cliente, este sistema acaba por servir de base de dados que permitem ao negócio não só afinar a sua oferta oferecendo uma experiência de compra adaptada às necessidades específicas de cada consumidor, como também tornar-se num grande gerador de receita, recorrência de compra e fidelização.