Depois de dois anos sem precedentes na nossa história recente, o setor dos pagamentos a nível global prepara-se para entrar numa nova era em 2022.
Se o ano passado foi marcado uma acelerada digitalização da economia, 2022 ficará na memória como o momento em que essas mudanças se vão solidificar e normalizar no nosso quotidiano e tudo isso graças ao maior enfoque dado à “experiência do cliente”, como refere Jordan McKee, Analista-chefe na consultora 451 Research:
“Os pagamentos tornaram-se definitivamente numa área estratégica para os agentes económicos, uma vez que estes fomentam a diferenciação dos negócios e promovem uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente”.
Como referimos, o setor dos pagamentos em 2022 será um barco que navegará num mar em que se cruzam tendências já familiares, como o omnichannel ou as estratégias compre agora, pague depois, e outras mais inovadoras baseadas em tecnologias emergentes resultando num sistema que tem potencial para mudar drasticamente o cenário financeiro mundial tal e qual o conhecemos.
“Enquanto agentes económicos, governos e consumidores ainda se debatem com a adaptação a novas realidades e rotinas, 2022 representa uma grande oportunidade para que meios de pagamento mais práticos e ajustados às necessidades do momento façam o seu aparição e cativem a atenção do grande público”,
afirma Ryan Tuttle, Especialista em Pagamentos no Euromonitor International, a respeito desta esperada mudança no setor dos pagamentos.
Modernização das Infraestruturas de Pagamentos
Face à alteração de hábitos de consumo fomentados pela pandemia, em especial das compras online, muitos negócios acabaram por se deparar com a obsolescência dos meios de pagamento que ofereciam aos seus clientes levando-os a procurarem alternativas mais adequadas às necessidades do momento.
Segundo o estudo “Trends in Customer Experience & Commerce” do 451 Research datado de dezembro do ano passado, cerca de dois terços (67%) dos comerciantes afirmam que uma infraestrutura de pagamentos modernos terá um impacto altamente transformador nos seus negócios ao longo dos próximos três anos.
Esta tendência que coloca em cima da mesa a importância de os negócios atualizarem os meios de pagamento que colocam ao dispor dos seus clientes acaba por ser sublinhado por um outro estudo do 451 Research (“Global Merchant & Consumer Payments Survey: Key Findings” de janeiro de 2022) em que 84% dos agentes económicos inquiridos consideram os pagamentos altamente estratégicos para os seus negócios.
Esta modernização no setor dos pagamentos inclui, por exemplo, a implementação e convergência de soluções baseadas na cloud como o EMVCo Secure Remote Commerce e a sua ferramenta “Click to Pay” ou as soluções de pagamento online REDUNIQ@Payments e REDUNIQ E-Commerce da REDUNIQ, que, entre outras coisas, permitem que os negócios recebam pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY, com cartões Visa e Mastercard, no caso do serviço @Payments. Relativamente à solução REDUNIQ E-commerce, permite aceitar pagamentos e-commerce na loja online, com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de clientes de todo o mundo, por referência Multibanco ou MB WAY, sem custos de adesão nem mensalidade.
Consolidação das Experiências Omnichannel
O crescimento contínuo das soluções de pagamento cashless como o contactless levará a que os agentes económicos continuem a apostar na consolidação das suas estratégias omnichannel (oferta online e offline) de forma a acomodarem da melhor forma a mudança nos hábitos de consumo e criarem um melhor relacionamento digital com os consumidores.
“Esperamos ver o omnichannel crescer para além das lojas físicas, da web e do mobile, e entrar nos domínios do comércio social”,
começa por afirmar Don Apgar, Diretor de Serviços Comerciais no Mercator Advisory Group, para posteriormente acrescentar que espera
“ver o comércio social transformar-se num canal de vendas lucrativo para todos os tipos de negócios à medida que os compradores migram para aquilo que se está a tornar a versão digital dos shoppings dos anos 90”.
Dentro das transações omnichannel, o canal e-commerce é o segmento que mais cresce se atendermos à totalidade do setor do Retalho.
De acordo com o estudo “2022 Outlook: Merchant Services,” do Mercator Advisory Group, o canal online de negócios que operem em omnichannel nos Estados Unidos deverá crescer 81,8 mil milhões de dólares em 2022 para atingir os 600 mil milhões de dólares.
“O setor dos pagamentos está a viver um período de mudança fomentado pela confluência de três tendências: a rápida adoção da tecnologia contactless, a migração dos pagamentos, a nível global, para o espaço digital e a oferta de API (Interface de Programação de Aplicações) que veio simplificar a implementação de novas tecnologias e plataformas”,
sublinha David Shipper, Consultor de Estratégia no grupo financeiro Aite-Novarica.
A ascensão das Criptomoedas
À medida que a digitalização dos pagamentos se torna um fenómeno verdadeiramente global, alguns observadores já estão a pensar no futuro: a adoção de uma criptomoeda global. Embora tal não deva acontecer em 2022, espera-se avanços significativos neste sentido este ano.
“Em 2022, prevemos que a criptomoeda se transforme num tema incontornável na indústria pagamentos”,
afirma McKee ao 451 Research.
Crescimento e consolidação do “compre agora, pague depois”
Nem só de inovação viverá 2022.
Tal como referimos no início deste artigo, este ano também servirá de palco ao crescimento e consolidação de tendências vindas do ano passado, como é o caso do “compre agora, pague depois”.
De acordo com vários observadores, as soluções “compre agora, pague depois” (BNPL no seu acrónimo em inglês) que foram desenvolvidas ao longo de 2020 e 2021 vieram mudar radicalmente as expectativas e comportamentos dos consumidores, tanto no canal online, como nas compras presenciais.
“2020 e 2021 foram anos de crescimentos extraordinários (casa dos dois dígitos) no volume de transações BNPL”,
afirma Ron van Wezel, Consultor Estratégico no grupo Aite-Novarica.
Para além de sublinhar que as soluções “compre agora, pague depois” não são apenas um instrumento de crédito, van Wezel vê na “redução do atrito no processo de checkout” e, consequentemente, “na melhoria da experiência do cliente”, as razões para o sucesso das estratégias BNPL junto dos retalhistas.
Ao sucesso junto dos retalhistas, junta-se a popularidade do BNPL entre as faixas etárias mais jovens em mercados como a Austrália, a Europa e os EUA.
Cada vez mais jovens consumidores estão à voltar-se para alternativas de crédito, o que acaba por posicionar o BNPL como um meio de pagamento atraente.
De acordo com o estudo “2022 Trends in Customer Experience & Commerce” do 451 Research, 51% dos inquiridos pertencentes à Geração Z e 42% dos entrevistados da geração Millenial utilizaram o BNPL pelo menos uma vez nos últimos seis meses.
* Artigo adaptado de Discover® Global Network.