Employer branding: o que significa e que benefícios traz para as minhas equipas?
Quantas vezes já ouviu falar em employer branding? Este é um dos termos mais atuais e que tem suscitado o interesse de várias empresas e empresários. Perceba o verdadeiro conceito de “employer branding” e que benefícios pode trazer para o seu negócio.
Employer branding: o que significa?
De uma forma simplificada, employer branding é uma estratégia utilizada para promover a imagem da uma empresa que procura atrair e reter colaboradores. É, então, uma estratégia que tem o objetivo de criar e manter uma imagem positiva da organização no mundo empresarial, direcionada para os profissionais.
Com a dificuldade cada vez mais crescente em atrair e reter talentos, é necessário encontrar as melhores práticas para conseguir passar uma boa imagem para o exterior e, em simultâneo, para o ambiente interno. Pois, colaboradores motivados e implicados são os melhores embaixadores de qualquer empresa.
Quais são os benefícios do employer branding?
Ao adotar estratégias de employer branding vai transmitir uma imagem positiva para o mercado e, a marca criada em torno da sua empresa vai popularizar-se, trazendo alguns benefícios para a sua empresa, incluindo:
• Atração de talentos
São várias as organizações que fazem grandes investimentos em processos de recrutamento e seleção e, em muitos casos, estes esforços acabam por não ser suficientes porque o candidato não apresenta as qualidades que procuram ou simplesmente não recebem candidaturas.
Cada vez mais, os profissionais procuram um plano de carreira, um horário que o permita conciliar a vida profissional e a vida pessoa, um bom ambiente de trabalho. Não ofereça apenas um bom salário, se adotar estratégias como estas, escutando as necessidades e visões dos colaboradores, vai atrair mais candidatos e profissionais qualificados para a sua empresa.
• Retenção de talentos
Reter um colaborador pode ser tão ou mais complexo do que atrair um novo profissional. Ao integrar o employer branding na sua estratégia vai perceber a importância de cuidar desde logo dos seus colaboradores, integrá-los na cultura da empresa, fazê-los sentir parte integrante, e vai conquistá-los. A partir daqui eles vão sentir-se motivados, implicados e confiantes, entendem a sua importância para a empresa, e, consequentemente, vão ser mais produtivos.
• Reputação
Empresas com um forte employer branding são mais reconhecidas. São as primeiras empresas que surgem na mente de um profissional quando lhe perguntam o nome da empresa em que gostaria de trabalhar um dia. O employer branding contribui para a popularização de uma marca, tornando-a mais suscetível a receber candidaturas espontâneas e de profissionais altamente qualificados e que, por aquilo que é passado para o ambiente externo, identificam-se com a organização, mesmo sem a conhecer internamente.
• Bom ambiente interno
Ao adotar estratégias de employer branding os colaboradores vão ter uma atitude mais positiva e a sua satisfação vai ser mais elevada, transmitindo essa mensagem entre colegas e para o exterior e contribuindo afincadamente para o crescimento do negócio. Vão, desta forma, “vestir a camisola”.